Empresário cria barbearia vintage para agradar público masculino

DSC_7558

Além de utilizar produtos específicos para o tratamento da pele e cabelos masculinos, o empresário apostou em decoração retrô e na venda de cervejas internacionais.

O jovem empresário Rafael de Azevedo Severiano divide suas horas de trabalho entre o serviço na funilaria, onde é proprietário juntamente com seu cunhado, e na barbearia recém inaugurada, Los Parças, onde ele exerce sua verdadeira paixão. Incentivado pela esposa, Rafael decidiu investir no seu talento de barbeiro profissional, aprimorou seus conhecimentos com cursos e atualizações e abriu um espaço diferenciado, pensado para agradar o público masculino que busca qualidade e bem-estar.

O empresário explica que sua habilidade com tesouras e navalhas começou quando ainda cortava, por brincadeira, os cabelos de amigos e familiares. “Eu percebi que ainda não havia em Itapeva algum lugar decorado e bem organizado, que tivesse essa atenção também com o público masculino. Foi aí que surgiu a ideia de criar o Team Los Parças, um espaço onde o homem vai dedicar um tempo para cuidar da sua beleza e relaxar um pouco”, explica.

Inspirado nas grandes barbearias que ditam tendência nos grandes centros do país, Rafael buscou produtos de qualidade voltados ao tratamento de cabelo, barba e pele masculinos. “São produtos com tecnologia completamente diferente dos utilizados nos salões de beleza femininos. A pele e o cabelo do homem são diferentes dos das mulheres e merecem tratamento diferenciado”, explica. Além de utilizar os produtos em seus clientes, Rafael também possui linhas de produtos, como gel, shampoo, pomadas, óleos e produtos pré e pós-barba, para que seus clientes consigam continuar os cuidados em casa.

As paredes da barbearia foram decoradas com reproduções de imagens de barbas estilosas e cortes de cabelo modernos e masculinos. Os móveis de madeira, o avental de couro, os quadros retrô, remetem aos salões dos antigos barbeiros. A frente da lataria de uma Kombi antiga serve de quadro e dá ainda mais charme ao local. “Estou tentando resgatar o clima das barbearias que nossos avos frequentavam. Sou grande fã barbearia de Londres, Sindi Devitte, que também pratica a barbearia tradicional, ou a OldSchool, que ainda utiliza a boa e velha técnica da toalha quente e aromatizada”, revela.  Rafael também busca inspiração em grandes barbeiros brasileiros, como Seu Helias, responsável por fazer arte nos cabelos de grandes nomes do futebol brasileiro, como o jogador Neymar.

“Ser barbeiro é um dom de Deus na minha vida. Acredito que só gostar não é suficiente, assim como só pensar no retorno financeiro também não é o ideal. Você tem que realmente gostar do que faz, senão será apenas mais um e não conseguirá destacar o seu trabalho”, afirma o jovem barbeiro.Para quem quer aproveitar o momento para relaxar, Rafael caprichou na seleção de cervejas importadas que também comercializa na barbearia. “Montei um pequeno bar e selecionei alguns rótulos de cerveja importadas que o cliente pode comprar e beber enquanto aguarda sua vez. É uma boa para relaxar e bater um papo depois do trabalho”, conta.

A meta de Rafael é continuar investindo na barbearia e nos cursos de atualização de cortes masculinos. “Estou sempre me atualizando e buscando novas técnicas para cortes e barbas. O mundo da beleza masculina, assim como o da feminina, muda constantemente, e quero estar sempre antenado no que há de novidade por aí. Acredito que meu trabalho seja diferenciado porque o faço com total dedicação. Cada cliente é único e especial para mim, e trato a todos como gostaria de ser tratado. A começar pelo ambiente, que tendo manter sempre o mais limpo, organizado e aconchegante possível”, destaca.

A Barbearia Team Los Parças atende se segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 22h. O endereço é Rua Edwirges Serapião, 486, na Vila Aparecida. O telefone celular e WhatApp para contato e agendamento de horários é o (11) 9 9762.7911.