Casa da Terra promove curso de Aromaterapia em Itapeva

Palestra vai abordar o tratamento e cura de doenças emocionais por meio de aromas de óleos e de plantas medicinais

A Aromaterapia, ciência que tem como base a utilização de óleos essenciais e ativos de plantas como agentes de cura para doenças emocionais e psíquicas, será tema da Palestra e Vivência Farmácia Caseira que será realizada no sábado, 17 de setembro, a partir das 16h, na Casa da Terra - Práticas Integrativas de Saúde. O Workshop será ministrado pela bióloga e pesquisadora da área, Simone Lima Machado, com o apoio da instrutora de Yoga e meditação, Soraia Nunes.

De acordo com Soraia, que administra o espaço terapêutico, a aromaterapia auxilia no tratamento e alívio dos sintomas físicos causados pelas doenças emocionais. Segundo ela, os primeiros estudos sobre a eficiência dos aromas foram realizados na década de 1920. “A aromaterapia é uma terapia integrativa complementar que utiliza as plantas medicinais e aromáticas para tratamentos que visam o alívio da ansiedade, do estresse, da insônia, da depressão, da asma ou resfriado”, explica Soraia. A instrutora conta ainda que a técnica ajuda a promover o bem-estar integral corpo e mente, fortalecendo as defesas do corpo e aumentando a imunidade.

O curso é aberto para profissionais que atuam na área da saúde, terapeutas, mães e mulheres que cuidam da saúde da família e tem interesse em aprender mais sobre as funções terapêuticas das plantas medicinais. “Durante a parte prática e vivencial do curso, a Simone explicará mais informações sobre os principais óleos e plantas que precisaremos para montarmos a nossa própria farmácia caseira. Também serão compartilhadas algumas receitas praticas com argilas e óleos essenciais”, revela.

A Casa da Terra é um espaço terapêutico que oferece cursos e vivências em práticas integrativas de saúde, como Yoga, meditação, arte saúde, cuidados com alimentação e aromatologia. “Também oferecemos a prática de Yoga e meditação para gestantes e crianças. Nosso objetivo é proporcionar um momento e um ambiente saudável, com a participação de todos e que favoreça a aprendizagem mútua”, completa Soraia.

Simone, a ministrante do curso, atuou durante 8 anos como pesquisadora junto as comunidades Guaranis e Quilombolas. É formada pelas Universidades Federais do Espírito Santo e de Viçosa (MG). É Aromaterapeuta e atua na área de educação ambiental como consultora em projetos colaborativos.

Mais informações:
Para participar do curso sobre aromatologia, as inscrições podem ser feitas por meio dos telefones (15) 99763-2701 ou pelo e-mail casadaterra.cdh@gmail.com. O valor do investimento é de R$50 por pessoa. A Casa da Terra fica na Rua Inocêncio Rodrigues de Almeida, 78, no Jardim Santa Rosa.