Psicoterapia corporal é opção contra doenças da alma

Psicoterapia corporal é opção contra doenças da almaA musicoterapeuta e especialista em psicoterapia corporal neo - reichiana Luciana Marques Gentil tem trabalhado para garantir mais saúde e satisfação às pessoas que a procuram em busca de soluções para as “dores da alma”, que muitas vezes se dirigem para o corpo físico. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde –, mais de 90% das doenças físicas têm origem na “psique” – palavra de origem grega que tem como significado: alma.

A Organização Mundial da Saúde também define a saúde como um “estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente ausência de doença ou enfermidade”. Para Luciana, a terapia ajuda a integrar a compreensão da cabeça, o afeto do coração e com isso, torna a pessoa cheia de vida, capaz de vivenciar e expressar adequadamente prazeres e dores, alegrias e tristezas, raiva, amor e sexualidade.

Os aspectos físicos, interiores e comportamentais são considerados pela metafísica da saúde fundamentalmente importantes para a saúde plena. Somente quando esses três fatores estiverem em harmonia, a pessoa estará gozando de uma saúde perfeita ou próximo disso. Fora isso, ela até consegue manter-se bem fisicamente, mas, não raro, poderá sofrer alterações em seu quadro de saúde.

O que é
Segundo Luciana Marques, a psicoterapia corporal é uma abordagem terapêutica que foi criada por Wilhelm Reich na década de 30. Reich foi um psicanalista, aluno de Freud, que desenvolveu os princípio da terapia corporal.

Luciana explica que as defesas psicológicas usadas para lidar com a dor e o estresse também estão ancoradas no corpo. E aparecem como padrões musculares que inibem a expressão espontânea e natural. Por isso baseamos na leitura corporal, observação de energia, intensidade de fluxo ou bloqueio (vitalidade), capacidade de conter energia (auto controle), centramento (auto-conhecimento), grouding (contato com a realidade interna emocional e a realidade externa, o mundo).

Entre os exemplos está a depressão, considerada falta de pressão interna ou de circulação de energia, que fica estagnada. “Essa falta de energia restringe a capacidade do indivíduo de se relacionar”, diz Luciana, que atende em seu consultório na Rua Santana, 278, Centro. O telefone é (15) 9 9142-9089