Está se preparando para casar?

claudia-de-la-rua-e-edson-moraes

Casamento: o grande dia precisa de planejamento para que a noiva consiga curtir todos os momentos tranquilamente. Em entrevista para a jornalista Cláudia de la Rua, para a página Consultoria Beleza e Estilo, Edson Moraes, cabeleireiro e maquiador que já preparou mais de 500 noivas ao longo da sua carreira, dá dicas preciosas para que tudo saia do jeito que você sempre sonhou!

O que a noiva deve observar na hora de escolher o profissional?

- Ela deve ter claro o que espera do profissional. O ideal é que seja aquele com o qual ela se identifica. Se ela já tem um profissional que cuida dos seus cabelos há um bom tempo, talvez seja esse o ideal para cuidar dela também no dia do seu casamento. O mais importante é a afinidade entre o profissional e a noiva. Quando existe essa sintonia tudo flui melhor.

Com quanto tempo de antecedência o Dia da Noiva deve ser agendado?

- Para garantir a prestação de serviço dos profissionais que ela realmente deseja para a data escolhida, não digo só o cabeleireiro, mas outros serviços, como igreja, buffet, salão de festas, o ideal é agendar com pelo menos um ano de antecedência. Quando decidir o dia em que deseja casar, já verifique a disponibilidade dos serviços, pois nem sempre é fácil conciliar todos para a mesma data. Então, quanto antes, melhor.

O que você oferece no Dia da Noiva?

- Antes de tudo o profissional precisa entender o que a noiva está buscando. Tem noivas que querem passar a tarde toda no salão. Outras preferem fazer apenas o cabelo e a maquiagem, pois acabam assumindo algumas funções da organização da festa e não vai se sentir tranquila sem acompanhar a montagem da decoração, por exemplo.

Mas para as que escolhem o Dia da Noiva nós oferecemos uma massagem relaxante e tratamento facial para preparar a pele para receber a maquiagem. Ela toma seu banho tranquilamente e oferecemos um lanche bacana, de acordo com suas preferências ou restrições alimentares. Isso tudo é definido com antecedência, em nossas conversas.

Nessa ocasião, tentamos deixar a noiva o mais relaxada possível, sem as interferências do que está acontecendo lá fora. Essa também é a razão pela qual eu só preparo a noiva e mais duas ou três pessoas. Assim, consigo dar atenção especial para a noiva. São quatro horas de dedicação exclusiva para ela e a deixo pronta 40 minutos antes do horário marcado na igreja para que dê tempo de fotografar com tranquilidade e não ocorra imprevistos.

O cabelo e a maquiagem são previamente escolhidos?

- Sim. Quinze dias antes fazemos um teste de cabelo e maquiagem. Nesse dia escolhemos tudo: cor do batom, da sombra, o penteado, os acessórios que serão usados. Por isso, não corremos risco de a noiva não gostar do que está sendo feito para o casamento.

E quais são as dicas para que noiva aproveite melhor esse dia?

- Um dos conselhos mais importantes é deixar o celular de lado. Só assim é possível esquecer um pouco o que está acontecendo do lado de fora e se entregar a cada momento.

- Confie nas pessoas que você contratou. Pouquíssimas coisas relacionadas a casamento se resolvem de última hora. Então não é no dia que decisões serão tomadas. Afinal, existem pessoas que provavelmente foram contratadas para exercer algumas funções estratégicas. Se for o caso faça o check-list com os prestadores de serviço um dia antes, para ficar totalmente tranquila no Dia da Noiva.

- A partir do momento que você entra no salão, pense nessa ocasião como algo muito especial. É o seu dia. Anos depois, você lembrará dessa ocasião como um dia formidável, em que ficou relaxada e aproveitou cada minuto.

- O vestido da noiva e tudo do que ela usará vem para o salão um dia antes. Fica tudo organizado aqui. Então, para o Dia da Noiva o ideal é trazer somente chinelo, toalha de banho, desodorante, perfume e roupa íntima. As demais coisas, inclusive o roupão, temos aqui. A mesma regra é válida para as convidadas que se arrumarão no salão.

Você é conhecido como o cabeleireiro que não atrasa as noivas na igreja. Mas isso também depende da pontualidade delas, né?

- Eu prezo muito a pontualidade. Quando marco para que a noiva esteja no salão às 12h00, por exemplo, é porque tudo foi calculado de acordo com o horário que ela tem que estar na igreja. Temos uma série de etapas programadas para a preparação dela.  Mas para que tudo aconteça de forma tranquila, é importante que ela também seja pontual.

Alguns noivos gostam de fazer surpresas para noiva no momento em que ela está se preparando no salão. Como isso funciona?

- Essa é uma questão delicada. Tem noivas que lidam muito bem com isso. Leem o cartão, por exemplo, e tudo volta ao normal. Já, outras, ficam muito emocionadas. Não conseguem parar de chorar e acabam ficando nervosas e ai a tensão só aumenta. Por isso, o meu conselho é para que os noivos façam essa surpresa antes da noiva vir para o salão. Que envie, por exemplo, uma cesta de café da manhã, presente ou flores quando ela ainda estiver em casa.

E a questão das fotos e filmagem durante o processo do dia da noiva?

- As noivas, em geral, não gostam de ser fotografadas antes que a maquiagem fique quase pronta. É sempre bom que a equipe contratada para essa finalidade entre em contato antecipadamente com o salão para ter uma prévia do horário ideal para iniciar o trabalho.