A doce arte de confeitar de Paula Gonçalves

Paula Gonçalves é confeiteira profissional e busca o título de Chef Pâtissier
Paula Gonçalves é confeiteira profissional e busca o título de Chef Pâtissier

Confeiteira resume sua carreira em amor pela profissão e qualidade do produto. Seus doces finos e tradicionais ganharam a aprovação dos clientes mais exigentes de Itapeva

De doceira oficial da família à profissional da confeitaria fina. Esse é um resumo da história da jovem itapevense Paula Gonçalves, que assumiu seu talento e declarou amor pela confeitaria. A pouco mais de um ano se dedicando entre cursos e encomendas de doces para festas, Paula já garantiu seu lugar ao sol e está entre as confeiteiras mais disputadas de Itapeva.

Tendo o chocolate como sua principal fer
ramenta de trabalho, Paula buscou em escolas e cursos na capital paulista o embasamento teórico e prático para desenvolver suas receitas pra lá de saborosas. Antes de assumir a Confeitaria Gonçalves, nome dado em homenagem a seu avô, adorador de doces, Paula investiu durante três anos em cursos com chefs renomados da confeitaria brasileira, como Cecília de La Fuente, Simone Izumi, Lucas Coraza (que é jurado no programa Que Seja Doce! no canal GNT), entre outros.

dsc_0439

Mesmo preparada para fabricar os doces mais finos e sofisticados, Paula revela que seu sucesso começou com o
famoso brigadeiro. “Tudo começou com os brigadeiros gourmets. É um doce que aceita infinitas variações, então resolvi apostar em receitas diferentes para agradar e surpreender minhas clientes. Não sigo um cardápio pré-definido. Gosto de deixar a cliente sonhar e ousar, tendo em vista que o brigadeiro aceita a receita mais tradicional até às mais exóticas”, comenta. A doceira relembra que um dos sabores mais diferentes que ela fabricou para uma noiva foi pimenta rosa e amarula.

Além dos brigadeiros, Paula confecciona uma enorme variedade de doces para festas, como macarrons, tortas, bombons de chocolate e até pastéis de Belém. Segundo ela, o segredo está na técnica e na qualidade dos ingredientes utilizados. O chocolate utilizado nas receitas, por exemplo, é belga. “Um trabalho de qualidade exige matérias-primas de qualidade também. Para oferecer o melhor, temos que trabalhar com o melhor. É uma regra. Como trabalho muito com chocolate, tenho uma grande preocupação em garantir o melhor sabor, textura e aparência para meus doces. Até os confeitos dos brigadeiros são de chocolate, e não de gordura hidrogenada como os granulados que são vendidos em supermercados comuns”, explica.

A confeiteira também capricha nos bolos, sejam eles simples, temáticos (para festas infantis) ou nakeds, os famosos bolos sem cobertura. “Assim como nos doces, os bolos também seguem um padrão de qualidade superior. Além do material, busco decorá-los de forma delicada, de acordo com o pedido do cliente”, diz.

dsc_0444

Com capricho e muita dedicação, Paula hoje tem seus doces presentes em festas todos os finais de semana, desde aniversários a casamentos mais sofisticados. “Meu amor pela confeitaria é enorme. Definitivamente, me encontrei na culinária é aqui que quero desenvolver ainda mais minhas habilidades e corresponder às expectativas dos meus clientes”, acrescenta. O amor da jovem confeiteira pela arte da culinária virou uma tatuagem no braço que é exibida com orgulho.

Paula não pensa em parar por aqui. Seu próximo investimento nos estudos será em busca do título de Chef Pâtissier. “O melhor investimento que posso fazer é na busca por conhecimento e técnica. Descobri o que quero fazer pelo resto da minha vida. Estou apaixonada pela confeitaria”, comenta Paula. Outro plano, à longa data, é a criação de um café confeitaria em Itapeva, local para comercializar os doces e reunir amigos. “Tenho muita vontade de abrir um espaço diferente e aconchegante, onde meus clientes possam saborear minhas criações. Isso ainda é um plano, mas acredito que ele se tornará realidade”, antecipa.

O Natal chegou
Já pensou no que dar de presente para família e amigos no Natal? A Confeitaria Gonçalves já tem novidades para quer uma opção original e saborosa. Os clientes poderão montar caixinhas presenteáveis com livre combinação de doces, bombons e brigadeiros. Essas e outras encomendas podem ser solicitadas pelos telefones (15) 9 9764.3090 ou 3521.4144. As delícias fabricadas por Paula Gonçalves também estão expostas no Facebook, na página da confeiteira, e no Instagram @goncalvesconfeitaria.