Maestro João Carlos Martins volta a Itapeva em novembro

o-maestro-joao-carlos-martins

A Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP e o seu maestro João Carlos Martins estarão em Itapeva no próximo dia 1º de novembro, às 20h, na Catedral de Santana. A entrada é gratuita. A orquestra, formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes.

A Orquestra esteve em Itapeva em 2010, quando se apresentou no Itapeva Clube, que ficou lotado. No palco, o maestro João Carlos Martins, celebrado como um grande intérprete de Johann Sebastian Bach, anunciava sua intimidade com a plateia e, em cada peça, arrancava gritos de “bravo!” e sussurros dos amantes da música erudita. Um dos grandes momentos foi quando ele se sentou ao piano. João Carlos toca com dois ou três dedos da mão esquerda. Ele teve a mobilidade dessa mão prejudicada por um tumor (a direita ficou com movimentos limitados desde que sofreu uma lesão cerebral, provocada por uma pancada na cabeça durante um assalto).

João ainda apresentou o regente Sergei Eleazar de Carvalho, seu assistente e filho de Eleazar de Carvalho (1912-1996), maestro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) por 24 anos.

Segundo o Sesi-SP, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, a Orquestra leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros, apresentando-se no interior do Estado, em periferias das grandes cidades e em renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.