Personal dá dicas para quem quer correr na rua

whatsapp-image-2016-10-05-at-18-46-49-1

A corrida de rua é um dos esportes mais cobiçados do momento. Em Itapeva, grupos se reúnem para ganhar as ruas e avenidas para a prática da corrida, mas muitas pessoas ainda têm receio de iniciar na atividade. O personal trainer Fabio Marcondes Machado Neto, da academia Korpen, em Itapeva, explica que há dicas importantes para quem deseja praticar a atividade. De acordo com o especialista, é fundamental fazer o corpo se adaptar aos poucos ao exercício, para evitar lesões. Outro conselho importante é usar roupas leves e de preferência colorida, para que veículos possam ter uma visualização melhor do corredor, um bom tênis e o principal: não desistir na primeira dificuldade.

“Para quem vai começar, é muito importante visitar um profissional da área de saúde, como um fisioterapeuta, ortopedista ou educador físico. É essencial também consultar um cardiologista para verificar como estão suas condições físicas”, diz Fabio. Além disso, o acompanhamento do profissional de Educação Física será um diferencial, já que ele poderá orientar sobre ações simples, mas que fazem toda a diferença, como a respiração correta, o modo correto de correr, o aquecimento, alongamento, entre outras práticas que evitam lesões durante a corrida.

“É comum as pessoas quererem correr todos os dias, mas eu aconselho meus alunos a intercalarem atividades físicas ou mesmo variar os treinos da corrida, para aumentar o condicionamento. Assim, podemos correr em um dia e no outro fazermos treinos, como o hiit que é um treino intervalado de alta intensidade que intercala caminhada e corrida”, diz o personal.

Além do calçado apropriado, a roupa também é essencial. Roupas leves com tecidos específicos são as mais indicadas. Jamais devem ser usadas roupas pesadas para aumentar a transpiração: isso não emagrece e apenas provoca a perda de líquido. “A desidratação faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo e a perda de 10% da água corpórea pode levar a distúrbios graves, como tonturas, dificuldades de concentração, espasmos musculares e problemas renais. E se a perda for superior a 20%, pode ser fatal”, alerta.