1º Saúde em Foco reúne profissionais de saúde e comunicação em Itapeva

capa

Saúde em Foco foi o tema do workshop organizado pela personal trainer Andrea Ascacibas, sábado (10), no Centro de Eventos da Igreja Abba, em Itapeva (SP). O evento reuniu dezenas de pessoas interessadas em conquistar mais qualidade de vida, saúde e autoestima. Além da palestra sobre a importância do controle da mente durante o processo de emagrecimento, ministrada por Andrea, o evento contou com palestras da médica cardiologista Elisabete Castelli, da nutricionista América Moura e da consultora de imagem e estilo, Claudia de la Rua.

“Um dos piores pensamentos que carregamos em nossas mentes é aquele que diz que não conseguimos fazer determinada coisa”, explica Andrea, sobre o que ela chama de “pensamentos sabotadores”. Além desse, há muitos outros: “Sou muito fraco” ou “É tão difícil fazer dieta” estão na lista. Andrea, que aplica a terapia cognitiva com seus alunos, diz que é muito importante saber identificar esses pensamentos antes de agir. “Isso também é um treino, que vamos exercitando até que conseguimos dominar a nossa mente e nossas emoções. Passamos então a agir de forma funcional”, diz.

andreaejunior2

Um dos alunos de Andrea, o empresário Junior Alvez falou sobre o processo que o levou a eliminar mais de 50 quilos, praticando atividades físicas, se alimentando corretamente e exercitando a mente. “Se eu consegui, todo mundo pode conseguir”, disse ele, revelando que muitas vezes saiu da rota, chegou a desanimar, mas com o trabalho da sua personal, ele nunca desistiu.

andrea05

A médica cardiologista Elisabete Castelli reforçou a importância da atividade física e da alimentação saudável para a conquista da saúde. Segundo ela, exercícios físicos não são mais opção, e sim prescrição médica. “É preciso que as pessoas mudem sua mentalidade. Muitas pessoas estão adoecendo por falta de atividade física”, alerta. O abuso de remédios anti-inflamatórios também deve estar entre as preocupações da sociedade moderna, já que também acarreta vários problemas para a saúde.

andrea08

 

 

 

 

Nutrição
As novidades sobre alimentação saudável tiveram destaque durante a palestra da nutricionista América Moura. Ela explicou a inversão do conceito da dieta de baixas calorias para a dieta rica em nutrientes. “Hoje defendemos as substituições saudáveis”, diz. Vários alimentos antes considerados muito calóricos, como o côco e o abacate, hoje reinam entre os mais benéficos da dieta alimentar. Ela também destacou a importância de não desistir dos novos hábitos, mesmo quando se come em excesso.

andrea09

Estilo
A jornalista Cláudia de la Rua, que atua como consultora de beleza e estilo, falou sobre a importância da comunicação pessoal. “É importante planejar a própria imagem. Ela deve ser elaborada para se atingir os objetivos”, disse. Ela destacou ainda a capacidade que as pessoas têm de garantir ou não sua reputação por meio da própria imagem.