Advogadas debatem empoderamento e reforma previdenciária

Advogadas presentes no evento realizado pela Comissão da Mulher Advogada

A Comissão da Mulher Advogada da 76ª Subseção da OAB/SP promoveu no dia 24 de abril, na sede da Casa da Advocacia e Cidadania, o 2º workshop voltado exclusivamente para a classe feminina da OAB de Itapeva e região. O evento contou com uma palestra sobre “O empoderamento feminino e a advocacia”, ministrada pela presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Seccional da OAB São Paulo Dra. Kátia Boulos.

Segundo Dra. Kátia esse é um tema muito atual e que cada vez mais as mulheres, sejam elas advogadas ou não, precisam debater sobre o assunto.  “Empoderamento nada mais é que ser livre, ter autonomia, pois as diferenças são inaceitáveis e precisam ser derrubadas”, enfatiza a presidente.

Para ela, as advogadas têm um papel fundamental, pois conhecem as leis e precisam dar a oportunidade para aquelas mulheres que não tem acesso e não tem voz, como por exemplo, a dona de casa que sofre diariamente com a violência, seja ela verbal ou física, do seu companheiro.

“As conquistas das mulheres são as conquistas de uma sociedade, e as advogadas são agentes transformadoras em favor dessa parcela da sociedade ainda em desigualdade”, ressalta Dra. Kátia. Ao final, ela encerrou sua explanação dizendo que a classe precisa trabalhar em conjunto, com as demais Comissões, e desenvolver parcerias junto aos projetos da sociedade civil que visam à proteção da mulher.

Na sequência, foi abordado pela advogada Luci Mara Carlesse Lima Alvares, um tema de grande relevância para a sociedade brasileira: "Aspectos Polêmicos da Reforma Previdenciária". Dra. Luci Mara faz parte da Comissão Da Mulher Advogada da 76ª Subseção de Itapeva e atua na área previdenciária há mais de 15 anos. Na abertura, ela agradeceu a oportunidade de falar sobre um tema tão importante e que atinge a todos os brasileiros.

“A reforma previdenciária é o assunto da vez, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. A previsão é que até dia 15 de maio deste ano, seja aprovada”, diz. Dentre os destaques mencionados pela Dra. Carlesse foi a não cumulação da aposentadoria com a pensão por morte. “Teremos muitas novidades e muitas discussões ainda a serem debatidas sobre o assunto que não é somente uma questão social, mas muito mais uma questão política”, destaca.

Também esteve presente no 2º Workshop, Dr. Orlando Martho, Conselheiro Seccional da OAB/SP, representando o Presidente da 76ª Seccional de Itapeva, Dr. Marcelo Penteado de Moura. “Em nome do nosso presidente quero agradecer a presença da Dra. Kátia Boulos por nos dar a honra de sua visita e parabenizar a todas, pela união da classe advocatícia feminina”.

A advogada Daniela Pimentel de Oliveira Braatz, presidente da Comissão da Mulher Advogada da 76ª Subseção de Itapeva, e também coordenadora regional da Comissão da Mulher Advogada da OAB São Paulo, agradeceu a presença expressiva das advogadas.

“A nossa Comissão está aberta para receber ideias, sugestões e críticas que contribuam para o papel desta Comissão na OAB de Itapeva e região. Acredito que um trabalho para ter sucesso deve ser feito em parceria. Eu sozinha não conseguiria promover esse 2º Workshop, mas sei da competência que cada integrante desta Comissão tem, se cada uma de vocês aqui presente nos auxiliar, com certeza teremos muito mais conquistas para a nossa classe e para todas as mulheres da nossa sociedade”, concluiu Daniela.