Asdrúbal Gonçalves: visão de futuro na história de Itapeva

Sérgio Gonçalves deu continuidade aos trabalhos do seu pai, Dubrica

O jovem Asdrúbal Gonçalves, mais conhecido como Dubrica, tinha apenas grandes sonhos quando começou a trabalhar para adquirir o que hoje é um dos maiores patrimônios imobiliários na zona urbana de Itapeva (SP). Ele, ao lado de sua esposa Mariquita,  havia desistido da herança da família e decidido construir com as próprias mãos seu legado, hoje seguido à risca pelo único filho, Sérgio, e também por seus netos. “Meu avô era um homem muito ativo. Estava sempre trabalhando, produzindo, planejando”, conta Lucia Gonçalves, uma das netas e admiradoras do caráter visionário do avô.

Asdrúbal, o Dubrica, não foi muito bem compreendido – e chegou a ser criticado – quando anunciou que usaria o dinheiro economizado durante toda a sua vida para comprar uma fazenda de 45 alqueires, em uma área até então pouco movimentada da zona sul da cidade. Lá, ele plantou, criou gado e montou uma leiteria que lhe rendia na média de 150 litros de leite diariamente.

Algum tempo depois, parte dessa área foi destinada à construção do Bairro Jardim América e, mais recentemente, foram destinados 12 alqueires para o loteamento Ouroville, que será entregue ainda neste ano.

Sérgio Gonçalves, o filho (foto), acompanhou de perto a trajetória de trabalho do pai. Foi seu sócio na lendária padaria Dubrica, uma das pioneiras da cidade, e aproveitou para aprender o que hoje ele ensina especialmente aos netos, “essa geração que tem as coisas de forma mais fácil”. Sérgio diz que descobriu com o seu pai que o segredo do sucesso é o trabalho e o esforço. “É preciso trabalhar muito e ter o controle sobre os rendimentos”.

Ao seu lado, Tereza, sua esposa há 55 anos, concorda. “Meu sogro sabia negociar. Sabia ganhar e valorizar o dinheiro”, conta ela.  Lucia, Angélica e Asdrúbal Neto são os filhos de Sérgio e Tereza e herdaram do avô e do pai, o tino para os negócios. Os três são empresários. Neto foi quem deu início ao processo de loteamento do Ouroville. Foram vários contatos até que a Alatus, foi reconhecida como a empresa mais confiável para garantir qualidade ao empreendimento. “É um trabalho muito complexo e burocrático, mas felizmente encontramos a parceria capaz de dar prosseguimento aos trabalhos iniciados pelo meu pai na década de 60”, diz Sérgio Gonçalves.

Assim, com o olhar no futuro de Itapeva, a família de Asdrúbal Gonçalves segue prosperando nos negócios, sem perder os valores construídos pela família ao longo dos anos. “Essa é a herança mais importante que podemos deixar para os nossos netos e bisnetos. A certeza de que o trabalho realizado com honestidade e esforço sempre alcança os melhores resultados”, conclui o empresário.