Avaliação fonoaudiológica e sua importância para estudantes

A fonoaudióloga Dra Edvânia Rodrigues atende no iave
A fonoaudióloga Dra Edvânia Rodrigues atende no iave

Começou o ano letivo. Crianças na escola, tarefas, conteúdos novos e muito aprendizado. Esse é o momento ideal para os pais e professores ficarem de olho nos estudantes para identificar possíveis problemas no rendimento escolar.

A fonoaudióloga Edvânia Rodrigues, especialista em Audiologia e diretora do iave – Instituto da Audição Voz e Equilíbrio, explica que além do exame oftalmológico, é importante que os pais se atentem ao exame de audiometria. Esse teste avalia se a criança está ouvindo corretamente, além de promover a avaliação fonoaudiológica. “É neste período escolar que os pais ou os professores conseguem identificar se a criança apresenta algumas trocas na fala, ou até mesmo dificuldades em assimilar conteúdos”, alerta a especialista.

Edvânia explica ainda que é muito comum que algumas crianças e até adultos apresentem o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). “O indivíduo ouve bem, porém, não consegue compreender o que as pessoas dizem, ou até mesmo apresenta dificuldade de se concentrar, ler ou escrever. É necessário realizar uma avaliação específica do processamento auditivo, exames que conseguimos fazer em nosso consultório”, diz Edvânia.

A avaliação é feita em uma cabine acústica, onde o paciente utiliza fones auriculares e são submetidos a testes específicos para cada faixa etária. “É um exame bastante tranquilo, que deve ser realizado por um profissional competente. Ele verificará qual é o nível do problema e então encaminhar para os tratamentos adequados. Com treinamento auditivo, conseguimos minimizar ou até mesmo reverter o problema”, afirma a especialista.

A fonoaudióloga orienta para que os pais fiquem atentos às sinalizações dos filhos e que os exames sejam realizados anualmente. “São exames simples e rápidos, que podem ajudar e muito no desenvolvimento escolar e no bem-estar dos estudantes”, finaliza.

 

Referência regional

O iave é o maior e mais completo centro de audiologia de Itapeva e, agora também é a maior revenda de aparelhos auditivos da região Sudoeste Paulista, trabalhando com todas as marcas e tecnologias disponíveis no mercado mundial. Fica na Rua Mario Prandini, 850 – Centro de Itapeva. O telefone para agendamento de consultas e mais informações é o (15) 3524.2493. WhatsApp: (15) 99823.9481.