Banda da Polícia abre a Semana da Cultura de Itapeva

A banda sinfônica da Polícia Militar tocou na Praça Anchieta na abertura da Semana
A banda sinfônica da Polícia Militar tocou na Praça Anchieta na abertura da Semana

A Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu nesta quarta-feira (17), o calendário de eventos da 12ª Semana da Cultura Newton de Moura Müzel. A banda tocou também em comemoração aos 10 anos de instalação do Batalhão da Polícia Militar em Itapeva. A Semana da Cultura, que segue até o dia 23 deste mês, leva o nome do professor e secretário municipal de Cultura, falecido em maio de 2004, que atuou expressivamente em prol da cultura e das artes em Itapeva.

Nesta quinta-feira, 18 de agosto, apresenta-se a banda Lira Itapevense, que preparou um repertório especial, com temas clássicos do cinema. A banda se apresentará às 20h na Catedral de Santana, na Praça Anchieta.

Um dos eventos mais esperados da Semana acontecerá na sexta-feira (19), às 20h, quando subirá ao palco da Praça Anchieta a cantora Vânia Bastos. Com mais de 30 anos de carreira, Vânia Bastos é considerada uma das mais importantes vozes femininas do Brasil, com 11 discos primorosos na bagagem. No espetáculo, a cantora brinda o público com composições marcantes do cantor e compositor Caetano Veloso, gravadas por ela no CD “Vânia Canta Caetano”, lançado em 92. A cantora ainda leva ao palco outras composições de Caetano que não foram registradas neste disco. Muita emoção em cena, em novas e antigas canções de Caetano, na voz única de Vânia Bastos. A artista será acompanhada de piano, baixo e bateria.

No dia 20, a partir das 10h, também na Praça Anchieta, acontecerá o show Cultura Popular & Artesanato, com a participação do Clube Sertanejo de Itapeva e Orquestra Jovem da Escola Municipal de Formação Musical Professor Hugo Bellézia.

Outro momento aguardado da Semana da Cultura é a Mostra de Dança, que acontecerá no dia 21, a partir das 15h, na Praça Anchieta. O evento contará com a participação dos grupos Conceito X, Deficiência Ativa, Afro Du Pactus e Lady Serena, IVC, RDR e Dazorige. À noite, a partir das 20h30, se apresentarão Oficina de Dança Denize Claro,Studio Dell’Anhol, Grupo Energia em Cena “Projeto Elektro”, Solo Dançarina Flávia Abdalah, Solo Dançarina Carol Resende, Grupos de Street Dance: Corpo em Rua, Código de Honra, Isomeria, Ellos da cidade de Nova Campina, Esquadrão Fênix, Kasual e LongStepCrew.

No dia 22 de agosto, Dia do Folclore, a Praça Anchieta recebe a partir das 18h, o Grupo de Choro Nós nos Dedos, Grupo de Capoeira Cordão de Ouro Mestre Beto, Grupos de Danças Gaúchas Querência N’Ativa e Chasque Campeiro e Orquestra de Viola Caipira Caminho das Tropas de Itapeva. Se apresentará também a Orquestra de Viola Caipira Pedra Brilhante da cidade de Itaberá.

No dia 23, último dia de eventos, haverá uma visita, às 10h, ao Labarq (Laboratório de Arqueologia). A agenda do dia também conta, a partir das 19h, com Exposição de Artes Visuais na Galeria Prof. Genésio de Moura Müzel.Após a abertura da exposição, haverá atrações no auditório HaruIzumi do Complexo Cultural Newton de Moura Müzel. Espera-se a apresentação de Falares & Cantares – Sarau Literário e Musical, com as participações de escritores e poetas itapevenses. Haverá também apresentação dedança do ventre com Sandra Lemes e alunas, e show com Madrigal Pange Língua e Coral Municipal de Itapeva.