Catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo  

DSC_0740

 

Cirurgia pode devolver até 100% da capacidade de visão do paciente.

A Catarata é a doença ocular mais comum e a principal causadora de cegueira em pacientes de todo o mundo. De acordo com o médico oftalmologista e cirurgião Dr. Roberto de Mattos Coelho, a doença começa a se manifestar, mais frequentemente, a partir dos 50 anos de idade e pode ser curada apenas por meio de cirurgia e implantação de lente intra-ocular.

Dr. Roberto explica que a Catarata ocasiona a perda progressiva da visão devido à opacificação do cristalino, a lente natural do olho humano. “Se houver acompanhamento médico, é possível diagnosticar a doença antes da perda da acuidade visual. Sem tratamento, o paciente pode ter, desde uma visão embaçada até cegueira total”, alerta. Em estágio avançado, a visão só pode ser restaurada com a remoção do cristalino cirurgicamente.

“É importante lembrar que não é possível diagnosticar a Catarata com uma avaliação simples de grau. É preciso fazer uma avaliação oftalmológica completa para detectar alterações oculares como essa. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápido inicia-se o tratamento e o resultado da cirurgia é melhor”, afirma Dr. Roberto. O especialista destaca também que, além do envelhecimento, que é a causa principal do aparecimento da doença, a Catarata também pode surgir como consequência de doenças crônicas oculares, diabetes, alcoolismo, tabagismo, e até mesmo pelo uso de certas medicações. O especialista explica ainda que o agravamento do estágio da Catarata não é afetado por hábitos do paciente onde ele pode forçar a visão, como leitura, assistir TV ou até mesmo coçar os olhos.

Após o diagnóstico da doença, o especialista define o procedimento realiza exames mais complexos, que ajudarão em uma cirurgia mais precisa e bem sucedida. “A tecnologia de lentes intra-oculares que trabalhamos hoje é bastante desenvolvida, e é ela que contribui para a recuperação da visão do paciente. É a qualidade da lente que vai interferir na qualidade da visão, como um melhor contraste de cores e mais definição e profundidade de imagem”, diz. “É um procedimento que consideramos tranquilo. Os riscos existem, como em qualquer cirurgia, porém, a tecnologia avançada com a qual trabalhamos nos dá muito mais segurança e precisão. É gratificante ver a alegria de um paciente que volta a enxergar e recupera sua qualidade de vida”, complementa.

- Dr. Roberto de Mattos Coelho é méDSC_0790dico cirurgião oftalmologista. É especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), especialista em Visão Subnormal pela Universidade de Sao Paulo (USP) e especialista em Bioengenharia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Os atendimentos são realizados na clínica em Itapeva e em Apiaí. O telefone para agendamento de consultas é o (15) 3521.1331 e o 98128.1248. O endereço em Itapeva é Rua Campos Sales, 46 - Sala 06 – Centro.