CDR Sudoeste Paulista participa da 2ª Reunião Anual dos Centros de Desenvolvimento Regional

O site Roteiro do Milho é um dos muitos produtos criados para valorizar a cultura e gerar negócios no Sudoeste Paulista
O site Roteiro do Milho é um dos muitos produtos criados para valorizar a cultura e gerar negócios no Sudoeste Paulista

O Sudoeste Paulista esteve presente na 2ª Reunião Anual dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR), realizada em dezembro, em ambiente on-line. A coordenadora do CDR que atua na região, Letitia Smith, esteve entre as mais de 60 pessoas que assistiram a apresentação do trabalho realizado durante 2020 nos seis CDRs atualmente implementados no país. Ela apresentou os projetos que estão sendo executados na região.

O CDR é um projeto demandado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) ao CGEE e tem como objetivo articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.

No Sudoeste Paulista, a entidade gestora dos trabalhos é a Associação para o Desenvolvimento Social (ADS), que tem sede em Itapeva (SP). São dez projetos em vigor contribuindo para o desenvolvimento regional de maneira sustentável em um território que contempla 35 municípios.

Os principais parceiros do projeto são as instituições de educação superior (IES);  instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT); professores; pesquisadores; e estudantes, que, por meio da extensão, buscam soluções para os desafios regionais. O CDR articula e facilita projetos para o incentivo ao desenvolvimento regional, além de agregar valor aos produtos locais.

No Sudoeste Paulista, estão entre as instituições gestoras do programa a Unesp (campus de Itapeva); a Fatec e o IAC de Capão Bonito, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus de Itapetininga), a UFSCAR (campus Lagoa do Sino). O apoio operacional é da Empresa Junior.

 

Sudoeste Paulista

O Sudoeste Paulista está entre as seis regiões do Brasil escolhidas para a implantação dos projetos do CDR. Hoje, elas são seis: Campina Grande, na Paraíba (PB); da Campanha, no Rio Grande do Sul (RS); no Sudoeste Paulista, em São Paulo (SP); na Região Metropolitana de Belém (PA); no Sul de Tocantins (TO); e no Distrito Federal (DF). No total, são 114 projetos no país.

Letitia Smith explica que o projeto une o conhecimento acumulado nas universidades e instituições de ensino às necessidades regionais. O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), que participou do evento, disse que esse é um dos projetos mais importantes do país. "O nosso conhecimento está nas universidades e essa integração comunitária com o desenvolvimento local e regional contribui para que o conhecimento se transforme em melhorias e empregos", destaca.