Dr Fábio Machado e a arte de esculpir sorrisos

Dr Fábio e sua paciente Neide Tavares, que realizou seu sonho com a reabilitação oral
Dr Fábio e sua paciente Neide Tavares, que realizou seu sonho com a reabilitação oral

Aos 60 anos de idade, a empresária Regina Célia Trindade de Almeida realizou seu grande sonho: escovar os dentes. Ela não tinha dentes, os perdeu aos 13 anos. Família do sítio, ficava mais fácil mandar extrair do que restaurar. Depois de adulta, com as notícias sobre implantes dentários, nasceram para ela luzes de esperança. Porém, os dentistas que a atendiam, iam apagando uma a uma, dizendo que seu caso não tinha solução. “Minha maior felicidade foi quando encontrei um dentista que aceitou o meu caso”, relembra ela, estampando um sorriso cheio de dentes bonitos no rosto. “Ele aceitou o desafio”, diz.

 

O dentista mencionado é o implantologista Dr Fábio Carlos Machado, da Clínica Impla. Formado em 1992 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ele conta que casos como o da Regina são comuns em seu consultório. “Este caso, especificamente, era complexo porque a ausência dos dentes desde a adolescência fez com que os ossos da mandíbula se atrofiassem”, explica. “Às vezes o paciente não tem o mínimo de ossos de qualidade para a reabilitação oral. Porém, existem técnicas que podem ser adotadas. Isso pode levar tempo, exigir força emocional do paciente, mas o resultado é positivo”, completa o cirurgião dentista.

 

Foi assim com a enfermeira Neide Tavares, que juntou suas economias do Fundo de Garantia para refazer todos os dentes que o tempo destruiu. “Nada nessa vida se compara ao prazer de sorrir, por isso eu não poupei esforços e consegui ter meu sorriso de volta”, diz ela, ao lado do dentista. “O Dr Fábio nos dá segurança não só por sua experiência adquirida nos muitos trabalhos já realizados, mas porque ele mostra que sabe o que está fazendo. Faria tudo de novo”, garante ela.

 

Celi Antonieta, de 55 anos, também faria. “Eu tinha muita dificuldade para mastigar. Às vezes engolia o alimento sem tritura-lo. Fiz a reabilitação oral de quatro dentes e gostei muito. Todas as minhas expectativas foram atingidas. Eu considero que hoje estou recomeçando a minha vida”, diz ela, que considera ter conquistado um sorriso natural. “Fui muito bem atendida pelo Dr Fábio. Todos na clínica são excelentes, desde as secretárias até os profissionais de saúde”, atesta ela.

 

Celi Antonieta diz que está recomeçando sua vida

Celi Antonieta diz que está recomeçando sua vida

 

O começo

Dr Fábio Carlos Machado nasceu em Itararé (SP). Foi durante as aulas práticas de Periodontia do 3º ano do curso de Odontologia que um professor, atento às habilidades do aplicado aluno, lançou o desafio. Ele teria de fazer um enxerto de gengiva em uma paciente. “Levei o receituário para o professor e ele disse que eu iria fazer o procedimento. Segurou minha mão e fomos trabalhando juntos”. Ali nascia um dos maiores profissionais em Periodontia e Implantologia do Brasil.

 

“Minha profissão é a minha vida”, diz. Hoje, mesmo depois das várias especializações na área, Dr Fábio continua estudando, participando de congressos, cursos e workshops. “A ciência caminha muito rápido e quem estuda está sempre um passo à frente”, ensina.

 

Uma das suas alegrias é que, a partir do ano que vem, a filha Ana Luiza deve compor a equipe. “Ela tem muita habilidade com a estética. Acredito que será um reforço importante para a clínica”.

 

Atendimento

A Clínica Impla oferece atendimento em Itapeva (SP) e em Itararé (SP). Em Itapeva, alguns procedimentos na área de Implantologia podem ser feitos no Hospital Unimed.

Em Itapeva a Clínica Impla fica na Rua Campos Sales, 46. Telefone (15) 3521-2323. Em Itararé, na Rua São Pedro, 761. Telefone (15) 3531-1417.