Dra Cintia Fadini atende em novo endereço

A fonoaudióloga Cintia Fadini Knap
A fonoaudióloga Cintia Fadini Knap

 

Desde o início deste mês, a fonoaudióloga Cintia Fadini Knap está atendendo em novo endereço. Seu consultório, na Rua Santos Dumont, 551, oferece um ambiente mais silencioso para atender seus pacientes. Segundo ela, cada detalhe é importante e deve ser valorizado no momento da consulta para que o resultado seja o melhor. Cintia cuida de crianças e idosos com problemas auditivos e a procura por seus serviços cresce a cada dia.

 

O novo consultório é também muito acolhedor. “Eu atendo crianças com problemas na aprendizagem e déficit de atenção, ou então pessoas que estão com problemas para ouvir. Geralmente, esse paciente está com seu estado emocional comprometido, então é fundamental que ele encontre aqui na clínica um ambiente agradável, que o faça se sentir bem”, explica Cintia.

 

Dra Cintia é exigente com a qualidade do seu atendimento e o estudo é uma prática constante em seu dia-a-dia. A fonoaudióloga é formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (UNESP) e pós-graduação em Processamento Auditivo Central pelo (CEFAC-SP). É membro do grupo de estudos avançados do Processamento Auditivo Central: Avaliação e Tratamento (GEPAT/SP) e é coautora do livro "Dislexia: Novos Temas, Novas Perspectivas", publicado em 2011, além de ter vários artigos científicos publicados em revistas brasileiras e internacionais.

 

Cintia explica que as crianças com dificuldade de aprendizagem e os adultos que passam a sofrer com perda auditiva têm em comum o sentimento de medo e abandono e, em vários casos, podem chegar a desenvolver depressão. Em seus muitos anos de estudo e de prática, Cintia observou que a atitude dos familiares é fundamental no processo de recuperação. “No consultório, posso observar diariamente o processo de melhora dos pacientes, que voltam a viver com alegria e essa é com certeza a minha maior satisfação como profissional”, diz.

 

Crianças com dificuldade na aprendizagem

Em crianças, o trabalho de Cintia é voltado especialmente para os que têm dificuldade na aprendizagem. Ela explica que muitas crianças consideradas preguiçosas, desatentas ou hiperativas sofrem, na verdade, com um distúrbio que afeta as vias centrais da audição, ou seja, as áreas cerebrais relacionadas às habilidades auditivas e de interpretação das informações sonoras.

 

“A principal consequência do distúrbio está no processamento das informações captadas pelas vias auditivas. Assim, a pessoa ouvirá claramente a fala humana, mas terá dificuldades em decodificar e interpretar a mensagem recebida na presença de barulho, principalmente”, explica. A boa notícia de Cintia é que esse problema tem cura. “O nosso cérebro é adaptável se for devidamente estimulado com atividades específicas”, conta Cintia, que chegou a elaborar um treinamento para que em casa, os pais também possam ajudar no processo de recuperação dos seus filhos. “Temos tido excelentes resultados”, comemora. O treinamento também pode ser feito on line, no endereço www.superandoadislexia.com.br.

 

Adultos voltam a ouvir

As pessoas podem perder a audição em qualquer momento da vida, mas as que passaram dos 30 anos estão entre as mais afetadas. Tudo começa com um zumbido, que pode ser constante ou eventual. Com o tempo, o problema se intensifica e então a pessoa começa a não ouvir direito. Para a fonoaudióloga Cintia Fadini, é comum que essa pessoa se torne motivo de piadas entre amigos e familiares e, para evitar situações constrangedoras, ela passa a evitar o convívio social. “Elas preferem não conversar a ter de perguntar duas ou mais vezes o que foi dito. Acabam se isolando, ficando deprimidas”, diz.

 

Para esse problema, a solução vem embalada de alta tecnologia, projetada para garantir conforto e plenas condições de audição. Os aparelhos auditivos da Siemens, marca representada em Itapeva pela Dra Cintia, representam o que há de mais moderno e avançado no mundo no que diz respeito ao tema.

 

Atualmente, os preços dos aparelhos são menores. Há também a possibilidade de se adquiri-los por meio de uma linha de crédito específica do Banco do Brasil, com juros baixos e ampla condição de pagamento. "Não há motivos para que essa pessoa não volte a ter uma vida plena, no convívio social. E o apoio e o amor dos familiares são fundamentais nesse trabalho”, conclui a fonoaudióloga.

 

Onde fica

Dra Cintia Fadini Knap – Fonoaudióloga

Rua Santos Dumont, 551 (próximo à Santa Casa)

Telefone (15) 3524-2555

Facebook: Dra Cintia Fadini Knap - Fonoaudiologa