Especialista alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do Glaucoma

DSC_0790

Diagnóstico precoce facilita o tratamento e diminuiu os riscos de perda total da visão

O Glaucoma é a segunda principal causa de cegueira em pacientes em todo o mundo. É por isso que especialistas alertam sobre a importância de um diagnóstico precoce seguido de tratamento adequado. De acordo com o médico cirurgião oftalmologista Dr. Roberto Mattos Coelho, a doença surge de forma discreta, sem muitos sintomas aparentes. “O Glaucoma é uma doença que tem como fator de risco a pressão intraocular elevada. Ela não tem cura, apenas tratamento. O paciente vai perdendo a capacidade visual lenta e progressivamente, o que pode levar à cegueira irreversível”, alerta o especialista.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados mais de 2 milhões de 2,4 milhões de novos casos em todo o mundo. “A doença é mais comum em pessoas a partir dos 40 anos de idade. Idades avançadas o risco é ainda maior. O Glaucoma fica atrás somente da Catarata em se tratando de doenças que causam cegueira”, destaca o oftalmologista.

Além da pressão intraocular elevada, existem outros fatores que devem ser levados em consideração para o diagnóstico da doença. “Além da pressão, é preciso observar outras características do paciente, como a idade, se ele faz uso de corticoides, se o paciente tem diabetes e como está o controle desta doença, se há queixa de enxaqueca, hereditariedade, entre outras características”, diz.

Quanto antes diagnosticada a doença, melhor é o tratamento e as chances do paciente manter qualidade da visão. “Apesar de irreversível, conseguimos controlar a doença de forma que ela não afete a qualidade de visão, preservando também a qualidade de vida do paciente”, conta Dr. Roberto. O tratamento consiste em paralisar o avanço da doença, controlando a pressão intraocular.

“É importante salientar que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes e acompanhado de perto. Para o tratamento, é muito comum recomendarmos o uso de colírios específicos”, comenta. Os pacientes com diagnóstico de Glaucoma devem realizar consultas e exames ao menos três vezes por ano. Dr. Roberto destaca que a prevenção de doenças oculares através de mudanças de estilo de vida. “A prevenção do Glaucoma também está associada ao controle de doenças como a diabetes, hipertensão e na adoção de um estilo de vida mais saudável”, finaliza.

- Dr. Roberto de Mattos Coelho é médico cirurgião oftalmologista. É especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), especialista em Visão Subnormal pela Universidade de Sao Paulo (USP) e especialista em Bioengenharia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Os atendimentos são realizados na clínica em Itapeva e em Apiaí. O telefone para agendamento de consultas é o (15) 3521.1331 e o 98128.1248. O endereço em Itapeva é Rua Campos Sales, 46 - Sala 06 – Centro. Em Apiaí, o endereço é Rua Sete de Setembro, 197 – Centro.