Frio chega e exige cuidados especiais com a pele

WhatsApp Image 2019-05-24 at 14.58.55

Os primeiros dias realmente frios do ano chegaram. E com eles, chegam várias situações que oferecem danos à pele. Banhos muito quentes e demorados, vento gelado e comida mais gordurosa são alguns dos vilões apontados pelos dermatologistas neste período. O resultado é o desequilíbrio da proteção natural da pele. E a saída para driblar esse prejuízo é prestar atenção nos novos hábitos e se tornar um defensor da sua própria saúde.

“Hidratação é a palavra de ordem neste período de baixas temperaturas. Bastante água, chás, sucos naturais, especialmente de frutas ricas em vitamina C, são aliados importantes para quem quer manter a pele saudável ao inverno”, diz a Dra Heloísa Gregianini, especialista em Dermatologia.

Ela explica que o clima na região de Itapeva (SP), no inverno, além de frio se torna bastante seco, em contraposição à humidade no verão. Esse ar seco proveniente de geadas, exige que as pessoas caprichem também na hidratação externa. A dica é usar o hidratante logo após o banho e em todo o corpo. Para quem te pele oleosa, é importante evitar hidratante comum no rosto e usar oil free (produtos livres de óleo) no rosto e no tórax. “O ideal seria também lavar o rosto apenas com água fria ou morna, para evitar a alteração do manto hidrolipídico, que é o hidratante natural produzido pelo organismo e que protege a nossa pele”, diz a médica.

Os cuidados não são só com a beleza. Nesta época, problemas como psoríase e dermatite atópica podem se agravar. Dra Heloísa explica que essas doenças são ligadas à diminuição da oleosidade e que, além do hidratante, o uso do filtro solar, mesmo no inverno, é muito importante. “No inverno, apesar de estar escondido, o sol e seus raios UVA e UVB continuam lá, sendo responsáveis por muitos sinais na pele como flacidez, envelhecimento precoce, manchas, lesões e câncer de pele”, explica Dra Heloísa. O filtro solar, segundo ela, cria uma barreira evitando que os raios UVA e UVB penetrem na pele e provoquem esse tipo de reação. O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada.

Alimentação
Pizzas, massas, foundies, vinhos. O inverno propõe um cardápio recheado de delícias. Mas os especialistas alertam para a importância do consumo de verduras, legumes e frutas, mesmo neste período mais frio. “Os alimentos também são importantes para a hidratação da pele”, diz. Além disso, a médica explica que esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.
“Cuidar da pele e da saúde é uma questão de escolha. São medidas simples, mas que podem oferecer grandes resultados e garantir o bem estar ao longo de todas as estações do ano”, conclui.

Onde encontrar
Dra Heloísa Gregianini é médica, atende na área da Dermatologia e Saúde da Família. Seu consultório fica na Clínica São Camilo (Rua Coronel Crescêncio, 873). Tel (15) 3521-1186 ou 9 9772-3727.