Gisele Freitas celebra sucesso profissional

Movida pela paixão, Gisele Freitas transforma sua vida em uma sucessão de conquistas
Movida pela paixão, Gisele Freitas transforma sua vida em uma sucessão de conquistas

Gisele Freitas é decidida. Foi aos 16 anos, trabalhando na pequena máquina de costura instalada na sala de estar da sua mãe, que ela decidiu a vida que iria ter. Pautada por amor, fé e muita coragem, dedicou seus dias ao projeto de ser uma grande empresária do ramo da alta costura. Foi por esse ramo que ela se apaixonou logo que suas mãos tocaram os finos tecidos que compõem o vestuário das grandes festas. “O meu coração batia na mesma intensidade que o coração dos meus clientes, que se preparam para viver momentos inesquecíveis em suas vidas”, diz ela.

Sua vida profissional começou cedo, aos 14 anos, quando Gisele entrou para a extinta Guarda Mirim de Itapeva (SP), que oferecia curso de corte e costura. Lá ela aprendeu o básico e, algum tempo depois, ganhou a máquina da mãe e começou a costurar em casa. Na sequência, em 1994, trabalhou em uma loja de confecção de vestidos de noiva. “Foi ali que eu tive a certeza do que queria fazer”, conta ela.

Equipe. Em pé, Gisele Freitas é ladeada por Juninho Bueno (E) e Matheus Valério. Abaixo, da esquerda para a direita, Stefany Trindade, Thais Pais, Yasmin Karolaine, Sabrina Souza e a parceira desde sempre, Eliane Borges

Equipe. Em pé, Gisele Freitas é ladeada por Juninho Bueno (E) e Matheus Valério. Abaixo, da esquerda para a direita, Stefany Trindade, Thais Pais, Yasmin Karolaine, Sabrina Souza e a parceira desde sempre, Eliane Borges

Gisele então juntou todo o dinheiro das comissões pelo seu trabalho e passou a fazer cursos, muitos, até que decidiu ir para Sorocaba (SP), em busca de mais conhecimento e qualificação. Lá, trabalhou como ajudante de costureira. Passou a vendedora e, em pouco tempo, a gerente de vendas. “Aprendi tudo o que existia de mais moderno e sofisticado em técnicas, tecidos, bordados e, em 2009, decidi voltar para Itapeva e abrir minha própria loja”, relembra.

A primeira loja foi a Ele&Ela, em 2009, em parceria com um empresário do setor. No início, eles enfrentaram as dificuldades impostas pela própria cultura itapevense da época, onde muitas pessoas compravam e alugavam trajes de festas em outras cidades. Gisele conta que foi necessário muito trabalho e também persistência para mudar esse quadro. “Eu nunca desisti. Continuei investindo, porque eu acredito muito no meu trabalho. E eu sabia que era uma questão de tempo para essa cultura mudar”.

E mudou. Logo Gisele começou a trabalhar com as melhores marcas de vestidos de noivas e festas, como a Center Noivas, Via Sposa, Dolce Sposa, Pronovias e Avenue Diagonal. Na segunda loja aberta em Itapeva, a Maison Gisele Freitas, estão disponíveis mais de 700 vestidos de noivas e mais de 1.200 vestidos de festa para aluguel. Gisele também produz os vestidos conforme o desejo dos clientes. Para tudo isso, haja trabalho. Ela conta que teve de impor um horário para ficar na empresa, porque se ficar livre, dedica todo o seu tempo aos vestidos.

As mudanças também proporcionaram à Gisele condições para inaugurar em Itapeva, em maio de 2017, a MGF Nova Noiva, que abriga os refinados modelos para as mais exigentes noivas. “São coleções prêt-à-porter, lançadas anualmente, seja nos vestidos prontos desenvolvidos em peças únicas e exclusivas, ou nos vestidos sob medida de alta-costura, para noivas que querem ainda mais exclusividade no seu casamento”, explica a empresária. A loja conta também com a marca Bruno Taveira, que possui experiência de mais de 20 anos no mercado da moda e da alta costura masculina.

"É preciso sonhar e querer realizar. E exagerar no querer", ensina a empresária Gisele

"É preciso sonhar e querer realizar. E exagerar no querer", ensina a empresária Gisele

Ao todo, são 14 funcionários trabalhando nas empresas. Silas Garrido, representante de vendas das marcas de vestidos de noivas e parceiro comercial de Gisele há seis anos, diz que o trabalho oferecido por ela em Itapeva e na região é excelente. “Ela surgiu do nada e hoje tem um império muito grande em Itapeva. Isso não foi à toa. Foi com muito trabalho, dedicação, esforço e um atendimento muito diferenciado para os clientes. Tenho orgulho de trabalhar com ela e nossa pretensão é a de crescimento”, avisa.

Entre os projetos de expansão está a instalação de mais uma loja, desta vez em Sorocaba. Eliane Borges, cunhada de Gisele e parceira de trabalho “desde o início de tudo”, vai gerenciar a nova unidade. Também está no planos da empresária a criação, em 2021, da MGF Personalité, para a produção de vestidos personalizados. Na avaliação da empresária, para se conquistar o que se deseja, basta planejar e seguir à risca o projeto. “É preciso sonhar, querer realizar e exagerar no querer. E então trabalhar com muita paixão”, ensina Gisele Freitas.

Alta costura é a paixão que virou profissão

Alta costura é a paixão que virou profissão