Itaberá se destaca por trabalhos preventivos contra o Covid-19

Alex Lacerda é prefeito de Itaberá
Alex Lacerda é prefeito de Itaberá

No combate ao coronavírus, algumas prefeituras se destacam pelos trabalhos desenvolvidos para garantir proteção e atendimento à população. A Prefeitura de Itaberá (SP) é um exemplo. Desde 2018 o hospital São José passou a ser municipal e então recebeu equipamentos modernos para o atendimento à Saúde do município. Para o prefeito Alex Lacerda, tantos investimentos foram essenciais para que hoje a cidade disponha de condições básicas para cuidar de pacientes de covid-19, sem deixar de atender as demandas de rotina.

Com o avanço da pandemia, a Prefeitura fez novos investimentos em equipamentos que são essenciais no atendimento de Pacientes de Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde foram adquiridos dois compressores de ar comprimido que, somados a nova rede gás comprimido e oxigênio, garantem o perfeito funcionamento dos equipamentos de ventilação pulmonar.

O município também conta com dois monitores de sinais vitais, um aparelho de anestesia; um respirador mecânico neonatal; três bombas de infusão e duas bombas a vácuo. Esses equipamentos são patrimônios do município e quando a crise tiver passado, eles continuarão sendo utilizados no centro cirúrgico, no Pronto Socorro e nos leitos.

Segundo o médico ginecologista e obstetra Rolando Canido, o município oferece condições para que os profissionais de saúde possam desenvolver o seu trabalho da melhor forma. “Temos toda a estrutura no que se refere a exames de laboratório, exames de ultrassonografia, radiografias e testes necessários para o Covid-19, caso sejam necessários”, diz ele.

Por meio destes investimentos já foi possível a realização de mais de 800 cirurgias ginecológicas e eletivas. A médica anestesista Alice Mishima conta que chegou a pouco tempo em Itaberá e que foi surpreendida com a estrutura para uma cidade desse porte. “Temos muitos equipamentos, inclusive respiradores, caso sejam necessários”, diz ela.

A médica pediatra Gisele Luciana destaca também a estrutura direcionada para a área materno-infantil do hospital. “Aqui podemos trabalhar da melhor forma para as mães e para os bebês”, diz. “Desde que a gestante pisa no hospital, ela pode ter certeza de que serão muito bem atendidos e terão uma equipe para recepciona-los. Tanto a mãe quanto o bebê”, conclui.

Prevenção
Com a soma de esforços de todos os setores da Prefeitura, o município também realizou importantes ações de prevenção e conscientização. Foram realizadas adaptações na infraestrutura do hospital para isolar as áreas de contaminação das demais, foi promovido treinamento das equipes de saúde para utilização dos equipamentos e vacinação da gripe e entrega de medicamentos de uso contínuo para idosos em domicílio.

Nas calçadas, foi feita pintura padronizada de círculos amarelos nas calçadas para organizar as filas em distancias seguras para os munícipes. Doação de máscaras de tecido para todos os pacientes de Hemodiálise

O Fundo Social de Solidariedade do município, em parceria com entidades como o GAM e o Senar-SP, confeccionou mais de 5.000 máscaras para doação. “Tão importante quanto cuidar dos nossos pacientes, é prevenir. Estamos trabalhando fortemente nisso e felizmente temos conseguido enfrentar essa pandemia. Tenho certeza que juntos, Poder Público e a população, vamos vencer a crise”, diz o prefeito.

O hospital também conta com aparelho de raio-x digital (ultra moderno de precisão), aparelhos de ultrassom, dois cardioversores, dois monitores de sinais vitais, cardiotoco, bomba de infusão, dois aparelhos de anestesia, um aparelho de fototerapia, bisturi elétrico, monitores de sinais vitais e equipamentos industriais para cozinha. Lá são realizados, em média, 120 atendimentos por dia.

Clique aqui e confira esta matéria em vídeo no Youtube do Viva Comunica!