Itapeva segue na liderança da produção de soja no Estado

David Latapiat, gerente geral da Sementes Cerrado de Cima
David Latapiat, gerente geral da Sementes Cerrado de Cima

Itapeva (SP) se manteve em primeiro lugar na produção de soja do Estado de São Paulo na safra 2020/2021. No último levantamento divulgado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), o município aparece como maior produtor, com área de cerca de 210 mil hectares. O segundo colocado, Assis (SP), apresenta área de produção de aproximadamente 158 mil hectares.

Clima e altitude favoráveis, solo fértil e sementes certificadas de alta eficiência produtiva estão entre os ingredientes dessa receita de sucesso entre os produtores itapevenses. David Latapiat, gerente geral da Sementes Cerrado de Cima, explica que a escolha por uma semente de qualidade resulta na produção de plantas de alto desempenho, com potencial produtivo muito mais elevado.

Para o engenheiro agrônomo Vandir Daniel da Silva, que acompanha o desenvolvimento das lavouras de soja no município e na região, trata-se de um conjunto de fatores que contribuem para a alta produtividade. Segundo ele, mesmo em sequeiro, o produtor tem obtido excelentes índices.

E é alta a produtividade no município. A Fazenda Pouso Alto, de Itapeva, chegou a produzir, em área irrigada, 121 sacas de soja por hectare, vencendo inclusive a 13ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). A média nacional calculada pela Conab para esta temporada foi de 58,3 sacas de soja por hectare.