Moradora do Alto da Brancal é homenageada pelo Dia do Voluntário

A voluntária Nilda Gonçalves foi homenageada pelo vereador Ronaldo Pinheiro
A voluntária Nilda Gonçalves foi homenageada pelo vereador Ronaldo Pinheiro

“O analfabetismo não impediu Nilda de praticar o amor ao próximo. Mas, aos 48 anos, ela realizou seu sonho: aprendeu a ler”, disse o vereador Ronaldo Pinheiro, referindo-se a Nilda Paulino Gonçalves, que recebeu uma homenagem na Câmara nesta semana, pelo Dia do Voluntário (5/12).

A história é bonita e teve início logo que Nilda se mudou para o Bairro Alto da Brancal, na zona rural de Itapeva (SP), em 1994. Deparando-se com as necessidades da comunidade, ela logo se articulou para proteger as crianças e tirá-las do trabalho pesado.

Nilda dedicou-se por 16 anos ao combate à desnutrição, mobilizou outras pessoas e arrecadou alimentos para os que mais precisavam. Coordenou a Pastoral da Criança da Igreja Católica, ingressou no Projeto Rebanho, onde são catequizadas crianças até seis anos de idade. E atualmente atua na Campanha do Quilo, onde são arrecadados alimentos para famílias carentes.

“Ela é um exemplo. Jamais desanimou diante dos obstáculos e foi firme na sua fé cristã, mesmo sem conseguir ler a Bíblia. O que era, aliás, um grande sonho seu”, conta o vereador, que acompanhou o trabalho de Nilda de perto durante todos esses anos.

O sonho se realizou quando Nilda completou 48 anos e se matriculou no programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) e pode então conhecer as palavras sagradas.

“Ajudar me faz bem. Não sou de participar de eventos como essa solenidade (na Câmara) mas pelo vereador Ronaldo, que tanto ajuda o nosso bairro, eu vim”, disse ela.

 

O abraço de agradecimento do vereador pelos serviços prestados por Nilda no Alto da Brancal

O abraço de agradecimento do vereador pelos serviços prestados por Nilda no Alto da Brancal