O lado doce de se fazer o que gosta

IMG_2103

Com uma lata de leite condensado e muita iniciativa, a jovem empresária Mayara de Fátima Campos Almeida deu seu primeiro passo para o sucesso na confeitaria. Hoje, aos 22 anos, ela encara a rotina de uma doceria que comercializa mais de dez tipos diferentes de doces.

O interesse pela confeitaria começou cedo, quando ainda criança ela comprava massas pronta de bolo e confeitava em casa, puramente por diversão. “Eu adorava ir ao mercado e comprar os bolos de caixinha para fazer em casa. Recheava com brigadeiro e decorava com confeitos simples, como chocolate granulado”, relembra a empreendedora. Mas foi aos 18 anos de idade que a brincadeira começou a virar trabalho. Mayara iniciou a produção de brigadeiros na cozinha de casa. Ela viu o investimento se transformar em lucro já na primeira venda.

IMG_2084

O amor pela confeitaria virou negócio para Mayara

Sem saber que em breve se tornaria empresária e proprietária de uma das docerias mais completas de Itapeva, a jovem apostou na publicidade por meio das redes sociais. “Criei uma página no Facebook e comecei a divulgar, de forma bastante simples, os produtos que eu tinha a pronta entrega. Nunca precisei sair na rua para vender”, comenta. Com postagens diárias e divulgações em comunidades da cidade, Mayara conseguiu fisgar os apaixonados por doce e criou uma clientela fiel.

O sucesso foi tanto que ela decidiu interromper a faculdade de Arquitetura e se dedicar integralmente à confecção dos doces. “Eu percebi que eu gostava de verdade de fazer os doces. Era uma atividade que me dava muito prazer e me remunerava bem. Meus pais relutaram um pouco para entender essa minha decisão, mas viram que eu estava me empenhando bastante com os doces e tudo estava indo bem, então me apoiaram nesse meu sonho”, diz.

Após quase três anos de sucesso de vendas nas redes sociais, Mayara decidiu assumir um espaço físico para venda das guloseimas. A Doces Maria Doceria ganhou endereço no centro de Itapeva e conseguiu atender um número ainda maior de clientes. “Com a loja eu consegui ampliar minha produção diária de doces. As pessoas que já conheciam os meus produtos gostaram da iniciativa e muito outros clientes passaram a conhecer meus doces e se tornaram clientes fiéis e diários. Foi uma escolha muito acertada”, comemora.

A internet também ajudou Mayara a aprimorar seu dom culinário. Foi por meio de vídeo aulas gratuitas que a doceira aprendeu novas receitas e truques que garantem um doce com qualidade profissional. “Nunca precisei sair de Itapeva e nem investir em cursos caros para aprender a trabalhar com doce. Me dediquei ao que gostava e estudei bastante por vídeos na internet. Quando a gente quer, a gente consegue. É só se empenhar que dá certo”, ressalta.

IMG_2111

Mayara caprichou na decoração da Doces Marias Doceria

Mayara destaca que o segredo do sucesso de seu empreendimento é o investimento em inovação e qualidade. “Não podemos nunca aumentar a produção e deixar a qualidade de lado. Eu sempre utilizei e faço questão de utilizar produtos selecionados, de alta qualidade. O cliente sempre espera novas criações, novas combinações, e é assim que vou mantendo minha clientela ativa”, acrescenta.

A empreendedora ressalta também que as redes sociais contribuem, e muito, com a divulgação da loja. “Eu sempre procuro fazer fotos bonitas dos doces e faço postagens no Instagram e Facebook. Sabemos que o cliente primeiro se encanta com a imagem. Investir em redes sociais é imprescindível”, frisa Mayara.

Agregar para valorizar
Em poucos dias de funcionamento, Mayara percebeu a necessidade de incluir outros produtos ao cardápio, aumentando assim o leque de produtos ofertados na doceria. “Eu vi que a doceria poderia oferecer ainda mais para os clientes. Sem tirar o destaque dos doces, incluímos no cardápio o cafezinho e empadinhas de frango e palmito. A combinação de salgado e doce fez sucesso e hoje tem uma interessante participação no lucro da empresa”, comenta.

Ambiente cool
Para agregar ainda mais valor a sua produção, Mayara investiu em um ambiente alegre e divertido, com uma decoração instagramável. “Eu quis montar um espaço clean e ao mesmo tempo alegre. A doceria é um lugar ideal para uma pausa para um café, então nada mais agradável que estar em um ambiente bonito, limpo e divertido”, fala.

IMG_2092

Aos 22 anos, Mayara é uma empresária de sucesso!

Sucesso
Com menos de seis meses de ponto fixo, Mayara afirma que precisou dobrar a produção. Ela utiliza mensalmente cerca de 550 latas de leite condensado para a fabricação de mais de 10 variedades de doces, entre cones recheados, bolos de pote, brigadeiros, bombons e tortas.

A Doces Maria Doceria trabalha com encomendas de bolos e doces para festas. A loja fica na Rua Coronel Crescêncio, 468, no Centro de Itapeva, e fica aberta de terça a domingo. O contato para mais informações, encomendas e pedidos delivery é o WhatsApp (15) 99625.1565.