Osteopatia para curar a dor

DSC_0483

Quem sofre com dores no corpo sabe o quanto elas afetam a qualidade de vida, desequilibram o humor, reduzem o rendimento nas atividades cotidianas e, até mesmo, podem levar a quadros depressivos. Para tratar inclusive os casos de dores crônicas, o fisioterapeuta Tiago Vieira trouxe para Itapeva a Osteopatia, uma filosofia originada nos Estados Unidos e que atualmente está bastante difundida e praticada em países europeus.

DSC_0467

Todos os dias Tiago atende dezenas de pacientes à espera de alívio de dores e cura de problemas de saúde. “Na Osteopatia, o terapeuta avalia o paciente de uma forma global. Sabemos que a dor está sinalizando algum tipo de desordem e é a causa dessa desordem que investigamos durante a consulta. Por meio da Osteopatia, cerca de 80% dos pacientes conseguem evitar cirurgias e se livram dos sintomas incômodos”, explica o especialista.

Além dos atendimentos em consultório em Itapeva e em São Paulo, Tiago é professor de fisioterapia de uma faculdade em Itapeva. “Gosto de apresentar e aproximar meus alunos desta valiosa filosofia que é a Osteopatia. Fico feliz quando vejo que alguns deles pegam gosto e demonstram ter dom exercer a profissão”, diz.

Parece milagre
Tiago revela que alguns pacientes chegam ao consultório com movimentos totalmente travados ou até mesmo transportados em macas ou em cadeiras de rodas. “Em apenas uma sessão é possível reverter o quadro de dor do paciente. Muitos entram sem conseguir andar e saem sem dor alguma. Já fui até chamado de curandeiro por algumas pessoas que viram esses resultados”, comenta.

Não são somente as dores articulares e musculares que podem ser resolvidas com a Osteopatia. Tiago revela que é possível tratar diversos males, como problemas digestivos, dores de cabeça e até mesmo melhorar quadros depressivos. “Muitas pessoas convivem com a dor e perdem a alegria e a vivacidade. É em situações como essa que a depressão pode chegar. Temos que entender que o corpo é um só, uma engrenagem. Quando algo vai mal, se não for corrigido, acaba acometendo outros males. Minha missão é resolver esses problemas, sem remédios, de forma natural e manual”, explica Tiago.

A Osteopatia também atua no tratamento de distúrbios do sono, fadiga, distúrbio de déficit de atenção, hiperatividade, ansiedade, estresse, cólica ou refluxo em criança, prisão de ventre, diarreia, flatulência, náuseas, síndrome do intestino irritável, entre outros. “Usamos muitos movimentos que realinham o corpo da maneira que ele deve ficar. Inclusive conseguimos manipular, de forma não invasiva, alguns órgãos, como útero, estômago e bexiga”, comenta.

DSC_0475

Descobrindo o dom
Nascido em Rondonópolis (MT), Tiago conta que enfrentou dificuldades financeiras e familiares até se tornar um fisioterapeuta. Foi na capital paulista, quando já estava formado em fisioterapia e trabalhando em um hospital, que ele conheceu a Osteopatia e começou a coloca-la em prática. “Comecei aplicando as técnicas da Osteopatia nos pacientes que eu atendia. Víamos que eles tinham resultados muito bons em poucas sessões. Isso despertou até o interesse e a curiosidade dos meus colegas de trabalho. Foi aí que comprovei sua eficiência e decidi seguir minha vida profissional nessa profissão de fisioterapeuta osteopata”, explica.

Tiago conta que o caminho percorrido entre sua formação e as especializações foi longo, e contou com muito estudo e dedicação para se tornar um especialista no assunto. “São quase dez anos estudando a Osteopatia. Apesar de não ser uma novidade, já que ela foi desenvolvida há mais de cem anos, ainda não é tão conhecida no Brasil. Para mim, realização profissional é ver um paciente chegar com dor e sair sorrindo, com seus movimentos restabelecidos. Hoje sei que não basta apenas conhecer a teoria e a prática, também é preciso ter dom e amar o que faz”, afirma.

DSC_0489

Está com dor?
Tiago recomenda que durante a sessão os pacientes utilizem roupas confortáveis que permitam a movimentação livre do corpo. A sessão dura de 30 a 50 minutos. O consultório do Dr. Tiago Vieira fica na Rua Higino Marques, 100, no Centro de Itapeva. Para agendar uma consulta ou obter mais informações sobre os tratamentos o telefone é o (15) 3522.0991. Ele também está presente no Facebook com a página @drtiagovieira.