Pilates para trabalhar o corpo e a mente

DSC_0094

Seja para melhorar a postura, para fortalecer os músculos ou apenas para sair do sedentarismo, o Pilates surge como uma boa alternativa de atividade física. Sempre associada a saúde e bem estar, a prática do Pilates se tornou bastante popular no Brasil. Em Itapeva, a fisioterapeuta especialista em Reeducação Postural Global (RPG), Iaraçã Saldanha, difunde as variadas técnicas de Pilates no Studio Inove, em um espaço aconchegante e completo, bem no centro da cidade.

DSC_0164

A fisioterapeuta explica que a atividade é indicada para homens e mulheres de todas as idades, inclusive crianças e idosos. “O Pilates é uma atividade totalmente adaptável à realidade do aluno. Para montar as aulas, avalio a idade, as condições físicas e o objetivo de cada aluno. São exercícios muito completos que trabalham principalmente a concentração e a coordenação motora”, comenta Iaraçã. Em seu Studio, a fisioterapeuta atende no máximo três alunos por horário.

“É importante estar atenta e acompanhar os movimentos durante a prática, procuro fazer um atendimento personalizado para cada aluno, otimizando os resultados individualmente de cada cliente’’. Movimentos que não são realizados corretamente podem ser lesivos e não proporcionar o devido progresso”, alerta a especialista que está finalizando sua pós-graduação em ortopedia com ênfase em terapias manuais.

São muitas as variações dentro do Pilates, como o clássico, o avançado, o funcional, o Pilates Suspensus, além dos exercícios próprios para gestantes e idosos. A professora explica que o nível de dificuldade varia de acordo com o aluno. “Tenho alunos que querem fortalecimento muscular e gostam de estar sempre evoluindo nos exercícios. Outros querem apenas manter uma rotina saudável, para alongar e manter o corpo em atividade. Tudo é ajustado em uma avaliação inicial. Vale destacar que o Pilates é para todos”, resume.

DSC_0055

Para garantir a qualidade, Iaraçã oferece aulas para grupos de no máximo três alunos por horário.

Iaraçã afirma que os alunos inscritos para a prática do Pilates têm total liberdade para experimentar todas as variações. “Todos os aparelhos estão à disposição dos alunos. É bacana descobrir novos movimentos, superar alguns limites. Não tem como cair na rotina. É uma variedade enorme de exercícios”, diz. Quem busca emagrecimento, conta com aulas turbinadas, que unem os exercícios aeróbicos e os exercícios do Pilates. “Os resultados são excelentes e há bastante queima calórica. O aeróbico e o Pilates, aplicados de maneira correta, podem ajudar e muito quem quer ou precisa reduzir medidas e perder peso”, frisa.

Os idosos ganham atenção especial de Iaraçã. Para as pessoas com mais de 60 anos, o Stúdio Inove oferece atendimento personalizado e fisioterapia geriátrica. “Meus alunos da melhor idade tem atividades desenvolvidas especialmente para eles, onde trabalhamos bastante coordenação motora, fortalecimento, melhora de postura e flexibilidade. Um idoso em atividade é um idoso mais feliz e mais produtivo”, destaca. Iaraçã conta ainda que a atividade física é um forte aliado contra a depressão em idosos.

Ela também realiza atendimento domiciliares, para pessoas com baixa capacidade de locomoção e afirma que os pacientes respondem muito bem aos atendimentos. “É isso que me motiva. Os idosos respondem muito bem às atividades, mesmo as que realizamos em domicílio. Esse é um público que não pode ser esquecido e requer sempre uma atenção especial”, finaliza.

DSC_0129

Com muita dedicação e amor pelo que faz, Iaraçã atende e consegue ótimos resultados com alunos de todas as idades.

O RPG e o RNP também são práticas oferecidas pela fisioterapeuta. “Reabilitar a postura pode mudar a vida de uma pessoa para melhor, evitando dores e outros problemas motores. O Studio Inove já atende crianças e adolescentes com problemas posturais. Quanto antes resolvermos esses vícios de postura, melhor será o futuro e a saúde deles”, acrescenta.

Terapias alternativas
Iaraçã reuniu técnicas alternativas para auxiliar quem busca alívio de dores, bem estar ou até mesmo fins estéticos. A Ventosaterapia é uma dessas opções. Esta técnica é utilizada como um auxílio na desintoxicação do organismo, alívio de dores na coluna, dores musculares e abdominais, dores de cabeça, redução da hipertensão arterial e aumento da circulação sanguínea. “Também é uma forma de relaxar e limpar o organismo”, diz Iaraçã.

Outra opção é o Dry Needling, técnica que utiliza agulhas para aliviar dores musculares ou até mesmo ajudar a reabilitar movimentos. “As agulhas são posicionadas em pontos estratégicos e podem auxiliar no alívio de dores em todo o corpo”, afirma. Iaraçã também disponibiliza terapias manuais, como drenagem linfática e massagem modeladora. “As massagens são importantes complementos para quem está em reabilitação, por exemplo. Mas também pode ser uma boa opção para quem quer apenas eliminar líquido retido e reduzir medidas”, comenta a fisioterapeuta.

DSC_0013

Eu quero!
Iaraçã atende com hora marcada, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. O Stúdio Inove fica na Rua Santana, 106, no centro de Itapeva. O telefone para mais informações e agendamentos é o (15) 3521.5663 ou 99695.0808 (também WhatsApp).