Tipo Paty, a it girl do lettering

Tipo Paty faz sucesso em Itapeva e em todo o Brasil com sua arte
Tipo Paty faz sucesso em Itapeva e em todo o Brasil com sua arte

Tipo Paty, ou Patrícia Arruda Costa, como também é conhecida, é tipo assim a it girl do lettering. Aos 22 anos, essa itapevense de grandes olhos castanhos é sucesso nas redes sociais fazendo o que mais ama: arte em desenho de letras, ou lettering. Para chegar onde chegou, destaca o apoio da família quando decidiu largar o emprego para “desenhar em paredes” e o enfrentamento do próprio medo. “Fui com medo mesmo”, conta.

Tudo começou quando, por curiosidade, Paty resolveu pesquisar como as fontes são criadas. E ficou encantada ao saber que as fontes todas são desenhadas. Seguindo Thiago Reginato, o Tipocali, aos poucos foi arriscando seus primeiros desenhos de letras. Os amigos gostavam, começaram a pedir para que ela ilustrasse objetos, até que um dia ela postou uma de suas imagens e, de cara, obteve três mil likes. Foi aí que a conta @tipopaty, no Instagram, foi criada e hoje possui mais de 23,5 mil seguidores.

Até então, Paty não via o lettering como um negócio. Continuava fazendo a faculdade de Administração na Fait (ela se forma neste ano), e trabalhando em uma loja de tintas. “Eu ainda não tinha certeza do que queria ser. Mas eu tinha certeza de que eu não queria passar a vida trabalhando presa à rotina de um escritório”, diz ela.

Apesar de não estar no trabalho desejado, ela aproveitou para conhecer muitas coisas que hoje a ajudam durante o atendimento aos clientes. Cores, texturas, espaços, tintas apropriadas para cada recipiente, toda informação se tornava cada vez mais importante à medida que os mais diferentes trabalhos e das mais variadas localidades surgiam.

E foram tantos os pedidos que chegou o momento que manter os dois trabalhos tornou-se impossível. “Os clientes queriam ir até meu escritório e o tempo também foi se tornando cada vez mais escasso”, conta ela. Entre ficar na “segurança” do emprego com carteira assinada e apostar na sua carreira promissora, Paty não teve dúvidas. Pediu a conta e, nos meses que se seguiram, viu sua satisfação pessoal – e seu faturamento – aumentarem significativamente.

 

TipoPaty faz sucesso em Itapeva e em várias outras cidades brasileiras

TipoPaty faz sucesso em Itapeva e em várias outras cidades brasileiras

 

Nascia ali a empresária Tipo Paty, que hoje dá acabamentos especiais em todo tipo de objeto: lembrancinhas de aniversário e de casamento, camisetas, canecas, agendas etc. Hoje, com dedicação integral à sua empresa, ela compartilha as dicas de ouro do seu modelo administrativo, como a definição de prioridades, a organização do tempo para execução dos trabalhos e divulgação do seu negócio, aproveitando ao máximo as redes sociais. “Disciplina é fundamental”, orienta. “Inovação também é importante. É preciso acompanhar as atualizações do mercado”, conclui.

Orientação, aliás, é uma das atribuições da sua nova jornada. Com o sucesso da sua arte, Paty precisou elaborar uma apostila para servir como ferramenta de apoio nos vários cursos e workshops que tem ministrado. Entre os planos para o futuro, está um intercâmbio para conhecer as novidades do lettering e outros estilos da tipografia contemporânea nas grandes capitais do mundo. Entre as certezas do presente, está a de que tudo é possível para quem tem uma mente criativa e acredita que sonhos, mesmo os maiores deles, podem se tornar realidade.

 

Onde encontrar

Entre em contato com a Paty pelo telefone (15) 9 9703-0133 ou e-mail patyarrudacosta@gmail.com.

 

Paty produzindo sua arte

Paty produzindo sua arte