Toda arte e talento do Itapevense Douglas Salles

WhatsApp Image 2018-10-08 at 21.32.03

Ele nasceu e foi criado no bairro da Sanbra, zona rural de Itapeva, e hoje tem seu talento reconhecido em premiações nacionais de maquiagem. Com apenas 23 anos de idade, Douglas Salles domina a arte da maquiagem artística e está fazendo sucesso com suas criações. Além de muitos pincéis e maquiagens de todos os tipos, Doug coleciona troféus que simbolizam o seu talento.

WhatsApp Image 2018-10-08 at 21.32.03 (1)

Doug é de Itapeva, tem 23 anos e é maquiador artístico

A última vitória de Doug foi transmitida no final do mês de setembro deste ano, no programa Super Bonita, apresentado por Karol Conka e Giovanna Ewbank, no canal GNT. Ele enfrentou outros três maquiadores e, depois de acirradas disputas, foi escolhido como o melhor maquiador artístico do programa e levou o troféu Super Bonita para casa. Os trabalhos apresentados na edição foram avaliados pelos maquiadores Renner Souza e Lorelay Fox. “Senti uma explosão de sentimentos. Foi felicidade e gratidão ao mesmo tempo. É um desafio muito gratificante poder mostrar meu trabalho para grandes nomes da maquiagem brasileira em um programa tão especial como o Super Bonita”, diz Doug.

As maquiagens que fazem de Doug um destaque no mundo dos pincéis não são tradicionais. Na maquiagem artística, ele consegue se transformar em monstros, zumbies e em tudo mais que a imaginação permitir. “Eu busco inspiração em artistas como Du Campos e Ve Neill, que são maquiadores artísticos referencia. Não tenho dúvidas de que quero seguir essa carreira”, explica. Doug, que semanalmente posta seus trabalhos no Instagram, revela que consegue finalizar uma maquiagem completa em 1h30 minutos.

WhatsApp Image 2018-10-15 at 14.56.36 WhatsApp Image 2018-10-15 at 14.56.22

Para reconstruir o rosto com formas assustadoras e impressionantemente reais, o maquiador precisa de látex, algodão e muita criatividade. “Quando sobra um tempinho eu aproveito para me automaquiar e divulgo nas minhas redes sociais. Foi assim que fui descoberto pela produção da GNT”, diz. Doug afirma que a internet é uma importante vitrine para seu trabalho. Atualmente ele faz parte da equipe de maquiadores de um grande parque de diversões próximo a capital paulista.

Vencendo o preconceito
O gosto pela maquiagem começou aos 17 anos. Escondido da família, Doug começou a adquitir técnica por meio de vídeos do Youtube. “Sofri preconceito por querer trabalhar com maquiagem. Como eu tinha medo da reação das pessoas, eu sempre aprendi tudo escondido e testava em mim mesmo. Aos 20 anos a maquiagem se tornou minha profissão; Consegui superar a desconfiança dos meus familiares e hoje eles reconhecem o meu talento e torcem muito por mim. Estamos vivendo um momento de desconstrução e precisamos lutar pelo que queremos”, diz.

WhatsApp Image 2018-10-08 at 21.32.03 (2)

Doug tem planos de voltar para Itapeva e trabalhar com maquiagens e cursos

Doug tem hoje mais de 12 mil seguidores no Instagram e já é cobiçado por algumas marcas e lojas, que o procuram para parcerias de publicidade. Em 2017, Doug também foi eleito Embaixador da Beleza UOU, ficando entre os 10 melhores artistas da maquiagem da seleção. “Tudo isso é fruto do meu trabalho, que levo muito a sério. Quando amamos o que fazemos e fazemos bem feito, o reconhecimento aparece”, comenta.

O jovem maquiador reconhece que tem muito caminho a percorrer e afirma que uma dos seus sonhos é trabalhar para emissoras de TV. “Eu quero continuar a estudar maquiagem artística. Está entre meus planos entrar para a Cinema Make-up School, uma escola que formou grandes maquiadores artísticos profissionais, como Laura Gallo”, destaca.

Itapeva não está fora dos planos de Doug, que pretende voltar para a cidade e pôr em práticas alguns projetos de maquiagem, como ministrar workshops e cursos. “Itapeva é minha cidade e quero investir aqui também. A maquiagem brasileira está crescendo muito e no cinema brasileiro também está começando a surgir espaço para maquiagens artísticas. Quem sabe descobrimos mais talentos aqui na cidade?”, questiona. “Também gosto muito das maquiagens sociais, para casamentos, festas. Quando voltar para Itapeva também vou atender a esse público”, completa.