Unesp de Itapeva domina Academicxs Game

Os alunos da Unesp em frente à F.W. Olin Graduate School of Business da Babson College, Boston, Massachusetts, EUA

Em 2018, os estudantes da Unesp passaram duas semanas na Babson College, universidade reconhecida como a melhor escola de empreendedorismo dos Estados Unidos, segundo a U.S. News & World Report. Tudo sem nenhum custo. Foram 11 alunos da Unesp que ficaram entre os 30 melhores de todo o Brasil. Desses 11 alunos, oito são do câmpus de Itapeva.
Foi a segunda edição do Academicxs Game. Uma competição virtual realizada por meio do aplicativo Santander Universidades que dá como prêmio bolsa de estudo na instituição norte-americana em Boston, Massachusetts, para participar do curso Babson Buid – The Enterpreneurship Program for University Students. As bolsas foram conquistadas por estudantes de 18 instituições diferentes, entre públicas e privadas, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Bahia e Ceará, após competição que engajou mais de 23 mil universitários de todo o país.
Os estudantes da Unesp conquistaram 11 bolsas, mais de um terço do total, e oito delas foram para o Câmpus Experimental de Itapeva, inclusive o primeiro lugar. Vitória do aluno do último semestre do curso de Engenharia de Produção, Victor Augusto Martins. O discente conta que ficou surpreso e ao mesmo tempo satisfeito com a primeira colocação porque sabe que foi resultado do esforço e da dedicação dele ao longo dos três meses de competição.
Sobre a experiência em Massachusetts, Victor disse que é difícil descrever. “Cada dia que ficamos na Babson College era uma aventura diferente e incrível! Os professores são realmente os melhores, nos prendiam com suas dinâmicas e o aprendizado ocorria de forma natural pelo amor que têm ao que fazem. As aulas progrediam e convergiam para apresentação da conclusão do curso, onde todos apresentaram as próprias ideias de forma fantástica, utilizando tudo o que aprenderam nas aulas. Além de todo aprendizado, os laços de amizade criados são inesquecíveis. Ganhei novos e incríveis amigos que levarei para o resto da minha vida. Toda essa experiência, somada com a beleza de Boston e a excelência da universidade, marcou a viagem de forma única na minha vida. Eu estou muito grato”, destacou Martins.
A inspiração para tanta dedicação veio do amigo, Heitor Augusto de Barros, que faz o mesmo curso, no mesmo câmpus, e foi o primeiro colocado em 2017. “Para mim ser o primeiro, entre 40 mil no ano passado, foi uma notícia muito boa, foi sinal de que a persistência e a determinação são os caminhos para o sucesso. Um ano após a viagem, eu ainda recebo perguntas sobre como fiz para ganhar, como foi o curso, como é Boston. Quando faço entrevistas em empresas multinacionais, o meu currículo ganha bastante destaque em função dessa experiência. Foi minha primeira vivência internacional e gostei tanto que já estou organizando e planejando uma outra para Alemanha”, disse Barros.
Outros quatro alunos de Itapeva que conquistaram a bolsa este ano também falaram sobre os estudos na América do Norte. “O curso foi muito importante para o meu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Eu tenho a intenção de empreender um dia, e estou certo que as experiências vividas em Boston serão primordiais para atingir meu objetivo. Tive ainda a oportunidade de aprimorar meu inglês, o que é muito útil para na situação atual do mercado de trabalho. Estou muito grato por essa oportunidade, que, com certeza, marcou minha vida”, declarou Felipe Yoshikasu Tamashiro, de Engenharia de Produção.
“A Babson College, realmente, é uma faculdade sem igual. Os professores dão aula na Universidade de Havard ou em outras faculdades de renome e o foco deles é empreendedorismo. Foram duas semanas nos EUA com aulas das oito da manhã às cinco da tarde, aprendendo só sobre as várias táticas de negociação, de raciocínio organizacional. Tudo bem intenso, mas muito legal. Como unespiano, agradeço muito tudo o que aconteceu. Abriu minha cabeça para a vida. Têm pessoas do mundo inteiro que vêm fazer esse curso. Encontrei com gente do Chile, da Colômbia , do Vietnã e de vários países da Europa. É muito bacana”, destacou Felipe Hasnted, de Engenharia de Produção.
“Esse curso de empreendedorismo contribuiu demais para minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Muito interação com várias culturas e a oportunidade de aperfeiçoar o inglês. Tenho certeza que meu currículo está muito diferenciado agora devido a oportunidade que tive, e sei que terei retorno muito positivo”, Augusto Nates Dorigan, de Engenharia Industrial Madeireira.
“O Babson Build me trouxe uma visão empreendedora, com ensinamentos de criação de uma ideia, métodos de negociação, marketing, prototipagem, entre outros fatores que são de suma importância para um empreendedor. Tudo isso passado da melhor forma possível! Além disso, a viagem me permitiu ter uma experiência inesquecível, com pessoas maravilhosas que levarei pela vida toda e ainda conheci um ótimo lugar que pretendo visitar novamente um dia”, atestou Marcos Geovanni de Souza Pinheiro, de Engenharia de Produção.
Os oito alunos do Câmpus Experimental de Itapeva nos Estados Unidos deixaram o coordenador da unidade, professor Antônio Francisco Savi, muito contente. "É motivo de orgulho termos tantos estudantes vitoriosos em uma competição disputada por alunos de universidades e faculdades de todo o país. Eu entendo que isso é resultado do esforço conjunto de alunos e professores e da dedicação desses jovens", afirmou o professor.

 

O programa Santander Universidades, criado há 20 anos pelo Banco Santander, foi o responsável por todos os custos relacionados com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e material didático. No Brasil, existem mais de 300 instituições conveniadas.

 

Reportagem: Jorge Marinho/Assessoria Unesp