“Zelando Pelo Nosso Território” deixa cidade mais bonita

WhatsApp Image 2019-02-18 at 10.48.57

O Programa Zelando Pelo Nosso Território, que preconiza questões relacionadas à cidadania, ação e zeladoria dos 12 territórios existentes no município de Itapeva (SP) e traz em seu escopo uma série de ações. A primeira delas, denominada “Território Sem Lixo”, teve início na semana passada e tem o objetivo de retirar as casas e terrenos os lixos volumosos, como móveis velhos e entulhos. Essa ação seguirá por todo o município (confira o cronograma completo abaixo).

Segundo o governo municipal, o Setor de Fiscalização Municipal contabilizou em 2018 mais de 500 denúncias de depósito de lixo em terrenos baldios particulares da cidade. Foram atendidas todas as reclamações e 75% dos terrenos indicados foram limpos. Cerca de 15 dias depois, 100% do trabalho havia sido perdido, já que os terrenos todos voltaram a abrigar lixo.

“Ninguém gosta de ficar com o lixo em casa, então os terrenos, calçadas e praças da nossa cidade acabam sendo espaço para depósito desse material indesejável. O que vamos fazer nessa primeira ação do Programa é levar nossa equipe aos bairros e oferecer um local para o descarte desse lixo volumoso”, explica o prefeito Luiz Cavani. Além de retirar o lixo, a equipe da Prefeitura trabalhará na conscientização das comunidades. “Vamos envolver todas as lideranças dos bairros, para que possamos formar uma força-tarefa entre a comunidade e a administração pública”, destaca.

Depois dessa primeira ação, será realizada a segunda, denominada “Território em Ação”. A data prevista para início é 11 de março. Aqui, a equipe da Prefeitura passará pelo bairro fazendo varreduras, limpando e organizando tudo. Segundo informou o prefeito, serão feitas operações tapa buracos, pinturas horizontais, sinalização por meio de placas etc. Durante essa ação, haverá a entrega de todos os serviços necessários a cada comunidade. “As lideranças nos dirão quais são as necessidades de cada bairro e nós, na medida do possível, vamos atender”, diz o prefeito.

Campanha
A campanha conta com várias ações de mídia para que a população tenha conhecimento do cronograma. Flyers distribuídos nas escolas municipais, campanhas nas mídias sociais da Prefeitura, carros de som, banners, faixas e distribuição de material jornalístico à imprensa local estão entre os trabalhos desenvolvidos.

250 Presentes
O Programa Zelando Pelo Nosso Território é um dos 250 presentes que a Prefeitura entregará em 2019 ao município, em celebração aos seus 250 anos de história. O objetivo é oferecer presentes que possam melhorar o futuro da comunidade. Estão envolvidas todas as secretarias municipais, num planejamento de programas, ações e atividades que seguem até dezembro.