Thaís Mendes conta como obter força, definição e equilíbrio por meio do pilates

13177559_944982952267584_9105993613002077107_n

O pilates é uma das atividades físicas mais procuradas na atualidade. Em Itapeva, a fisioterapeuta Thaís Mendes vê crescer a cada dia a adesão de pessoas que buscam os muitos benefícios da modalidade. Ela trabalha em seu estúdio, na Academia Korpen e conta que a atividade pode ser feita por pessoas a partir dos 10 anos de idade. Entre as vantagens, ela ressalta o alongamento e a definição da musculatura, melhora da postura, prevenção e recuperação de lesões e mais agilidade, entre muitas outras.

Thaís conta também que a atividade atua em benefício da saúde emocional dos seus alunos. “No pilates, a respiração é muito importante e faz parte da prática. Realizá-la corretamente, expandindo bem a caixa torácica e executando os movimentos com concentração e consciência corporal diminui o nível de estresse no organismo”, diz ela. Ela destaca também os exercícios de alongamento, que relaxam a musculatura aliviando as tensões do dia a dia e proporcionando bem estar.

Atualmente existem novidades no método de pilates. Além dos exercícios tradicionais, feitos nos aparelhos convencionais, com bola e solo, há o método do Neopilates onde há a junção dos exercícios do circo, executados em acessórios como o tecido acrobático, slackline e lira. “São acessórios com bases instáveis desafiando ainda mais o aluno e tornando a aula mais divertida”, diz Thaís. Outra modalidade é o pilates funcional, aliando exercícios funcionais ao método de pilates como jump, circuito funcional, aumentando a queima calórica durante as aulas. Todos esses métodos estão inclusos no estúdio na Korpen Academia.

Sobre o tempo que leva para que a pessoa note os resultados do pilates em seu corpo, Thaís afirma, citando o criador do método, Joseph Pilates, que com um mês e meio já é possível sentir a diferença no corpo. Ela indica aos pacientes e alunos que as aulas sejam feitas pelo menos de 2 a 3 vezes por semana. Abaixo disso, ela explica que os resultados também irão aparecer, mas de uma forma mais lenta.

Embora o foco do pilates não seja emagrecimento, o gasto calórico em uma aula varia de 200 a 400 calorias. “Essa atividade mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos tornando um corpo mais delineado. Mas o seu objetivo não é a queima de gordura. Para isso nós estamos sempre orientando nossos alunos e pacientes a procurar uma alimentação balanceada e adicionar em seus treinos uma atividade aeróbica como caminhada, corrida, bicicleta”, diz a fisioterapeuta.

É possível realizar uma aula experimental de pilates no estúdio da Korpen Academia. O horário pode ser agendado pelos telefones (15) 99634-1299 e 99797-9257.