Tatuagem – uma forma artística de expressão corporal

O tatuador Gustavo Guimarães domina a arte do desenho e é apaixonado pela profissão de tatuador.
O tatuador Gustavo Guimarães domina a arte do desenho e é apaixonado pela profissão de tatuador.

Muito mais do que um desenho no corpo, a tatuagem pode representar desejos e até mesmo servir de selo de compromisso de casais

Foi-se o tempo em que as tatuagens eram vistas como símbolos de rebeldia. Desenhos, frases ou palavras gravadas no corpo já são bem aceitas e assumem outros rótulos, como de símbolos de sentimentos e até mesmo, como formas de declarar amor ou compromisso por outra pessoa. O tatuador itapevense Gustavo Guimarães Ferreira, que montou em casa um estúdio completo de tatuagem, afirma que os desenhos podem assumir diferentes significados.

“Cada cliente é diferente. Não tenho muitos clientes que usam a tatuagem como ato de rebeldia, para expressar algo que os revolte. Ultimamente meus clientes têm pedido muitas frases e palavras”, diz. No estúdio de Gustavo, o cliente pode levar o desenho pronto ou passar a ideia para que o tatuador a transforme em um desenho personalizado. “O legal da tatuagem é ser uma coisa única e pessoal. Por isso quando um cliente traz um desenho, eu sempre pergunto o que ele acha de darmos mais personalidade para ele, com algum detalhe a mais, ou algo diferente. Eles sempre saem satisfeitos, sabendo que estão realmente com um desenho único em seu corpo”, explica Gustavo.

Os desejos de quem busca a expressão por meio de uma tatuagem são variados, podendo passar dos desenhos tradicionais até às imagens mais realistas. “Tenho até mesmo clientes religiosos que veem na tatuagem mais uma forma de demonstrar sua fé. Estou preparado para todos esses públicos. Como tenho muitos desenhos autorais e consigo redesenhar na hora alguma ideia pronta, os clientes podem pensar bem e decidir melhor qual desenho vão querer carregar pra sempre no corpo”, completa.

O jovem casal de estudantes e clientes de Gustavo, Luiz Fernando Monteiro e Laura Heloisa Queiroz Uratani, dispensaram as alianças de compromisso e resolveram simbolizar o compromisso do namoro com uma tatuagem. “Decidimos fugir do clichê das alianças prateadas e decidimos fazer uma tatuagem. No meu braço vou desenhar uma loba e no braço dele um lobo. Será o símbolo do nosso amor”, comenta Laura.

Gustavo revela ainda que, assim como Luiz Fernando e Laura, muitos outros jovens procuram a tatuagem para expressar seus afetos. “Eu sempre recebo todos os pedidos sem nenhum tipo de preconceito, porém, sempre converso com o cliente e o questiono sobre a certeza de fazer ou não determinado desenho ou frase, principalmente quando se trata de algo mais polêmico ou que será feito em alguma parte do corpo que chame muita atenção, como no rosto”, alerta.

Além de um desenho bonito e de dominar a técnica da tatuagem, Gustavo destaca a importância da higiene durante todo procedimento. “Sem dúvidas a higiene é fundamental no caso da tatuagem. Faço questão de trabalhar com os melhores materiais e com todos os produtos descartáveis. É segurança para mim e para meus clientes”, completa o tatuador.

Para fazer uma tatuagem é preciso estar disposto a sentir um pouco de dor e ter mais de 18 anos. As tatuagens de Gustavo, mesmo as com desenhos inéditos, custam a partir de R$ 50, variando de acordo com tamanho e dificuldade. Os trabalhos do tatuador estão disponíveis em seu perfil no Facebook. O telefone para contato é o (15) 9 9840.2960.