História de Itapeva

A história de Itapeva está ligada à história do Brasil e de seu desenvolvimento econômico. Desde que a estrutura administrativa e política do país foi formada pelo sistema de Capitanias Hereditárias, existem relatos da ocupação do local. As terras eram uma propriedade cedida pela forma de sesmaria, lote doado a um colono que passava a ser proprietário legítimo. O colono era o sorocabano Tomé de Almeida Paes, que ganhou as terras como prêmio por serviços prestados ao governo da Capitania de São Paulo de Piratininga.

Neste período, ocorria a colonização do extremo sul do país e o local que viria a ser Itapeva encontrava-se na rota de escoamento dos produtos derivados do gado e, portanto, muitos viajantes que passavam por este caminho paravam para passar a noite e descansar seus animais. Nesta época, a região era desprovida de povoados e com o desenvolvimento de atividades econômicas foi determinado pela Coroa Portuguesa que se fundassem vilas como forma de garantir a posse de seu território.

A fundação da Vila da Faxina, onde hoje é a cidade de Itapeva, ocorreu em 20 de setembro de 1769, tendo como fundador o paulista Antônio Furquim Xavier Pedroso. Nesse ano, também foi edificado o Pelourinho, que significava o sinal de justiça do local. Logo em seguida, foi realizada a primeira missa e a padroeira havia sido invocada: Nossa Senhora de Sant’Ana.

Em 1785, houve a ordem da transferência para o local do povoado de Itapeva, onde passava a Estrada Geral, única que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul e Faxina passou a chamar-se Itapeva da Faxina. Em 28 de junho de 1861, o governo de São Paulo elevou a Vila de Itapeva da Faxina à categoria de cidade.

O município de Itapeva localiza-se na região Sudoeste do Estado de São Paulo. Sua economia está alicerçada na agricultura, pequenas e grandes indústrias, prestação de serviços e comércio. Considerando as características rurais da região, o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (0,745), a acentuada fragilidade e as contradições socioeconômicas, pode-se perceber que a situação em que o município se encontra é o reflexo do País, marcado pelas desigualdades de renda e elevados níveis de pobreza.

É um polo regional nos aspectos de justiça, saúde, educação e comércio. O município conta com aproximadamente 92.265 habitantes, a maioria dessa população vive na zona urbana, segundo o IBGE/Censo 2014. Essa população, que não se mostra flutuante, enfrenta sérias dificuldades de geração de emprego e renda, pois metade dos chefes de família vive em média com um salário mínimo mensal.

O Sistema de Educação de Itapeva é constituído de, aproximadamente, 93 unidades educacionais que oferecem Ensino Infantil, Fundamental e Médio, divididos entre instituições públicas, privadas e filantrópicas.

Caracterização Física

Itapeva é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Localiza-se à latitude 23º58'56”sul e à longitude 48º52'32" oeste, estando à altitude de 684 metros.

Localização: Itapeva situa-se na região Sudoeste do estado de São Paulo. Sua extensão territorial é de 1889 Km² de perímetro urbano. Área Territorial - 1.889 Km² Elevação - 726m Índice Pluviométrico - 1.467,5mm Umidade Relativa Anual - 76% Tem. Média Anual - 21,9º C

Geografia: Possui uma área de 1.826,7 km², sendo o 2º maior município do estado em área.

Dados do Censo - 2000 População total: 92.265 Densidade demográfica (hab./km²): 45,36 Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 26,04 Expectativa de vida (anos): 66,54 Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,76 Taxa de alfabetização: 90,48%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,745 IDH-M Renda: 0,692 IDH-M Longevidade: 0,692 IDH-M Educação: 0,852 (Fonte: IPEADATA).

 

Fotos de Itapeva