Escola de Música descobre a primeira cantora soprano lírico mirim de Itapeva

A cantora Gabriela Camargo
A cantora Gabriela Camargo

Escola de Música descobre a primeira cantora soprano lírico mirim de Itapeva

Aos dois anos de idade, Gabriela Camargo já mostrava que tinha talento para cantar. Os pais dela já notavam que os timbres da voz perfeita da garotinha encantavam quem a ouvia. Hoje, 11 anos depois, ela é aluna da Escola Municipal de Formação Musical Hugo Belezia e foi lá que seu professor, o maestro Elcir Melo, também não deixou seu talento passar despercebido.

Elcir conta que Gabriela é a primeira cantora soprano lírico mirim de Itapeva. Possuir essa aptidão é algo raro. Dos timbres, esse é o que tem beleza mais natural: é sonoro, aveludado, com uma homogeneidade ao longo dos registros.

“Faço um teste simples de classificação vocal, algo bem simples que possibilite ter uma noção de afinação e extensão vocal dos alunos. Quando ouvi o timbre de voz dela já percebi essa particularidade, principalmente nessa faixa etária. Um timbre com um vibrato bem leve. Característico das grandes cantoras de ópera, isso é algo muito raro, pois precisa usar muita técnica e anos de estudo para se adquirir.

Lembrei da semelhança com uma garotinha holandesa, Amira Willighagen que aos 13 anos já faz sucesso a nível mundial participando de diversos shows, inclusive com André Rieu”.
Disse a ela da semelhança do timbre, que sua voz era muito parecida com a da Amira e perguntei se queria ver o vídeo ela prontamente disse que sim! Mostrei o vídeo e pedi que estudasse. Para minha surpresa, na próxima aula ela já veio cantando, com uma beleza de emocionar. Sim, ela é muito dedicada e esforçada, vai cresce muito vocalmente e musicalmente! Todo mérito é dela!

“Desde cedo comecei a me interessar pela música. Os temas clássicos dos filmes da Disney, como Bela Adormecida e A Bela e a Fera foram influências importantes para mim durante minha infância”, conta Gabriela.

Hoje, aos 13 anos, Gabriela cursa a sétima série da Escola Municipal Dom Silvio Maria Dario e, entre suas canções prediletas estão “O mio babbino caro”, de Maria Callas; “Ave Maria”, de Schubert; “Pie Jesu”, de Andrew Lloyd Webber, “Hallelujah”, de Leonard Cohen e “Imagine”, de John Lennon.

“Devo muito ao meu querido professor de canto Elcir Melo, da da Escola de Música Hugo Belezia. Foi por meio dele que pude aperfeiçoar o canto e, junto com ele, pude escolher músicas de acordo com o timbre da minha voz”, diz ela.