Wiliana faz do tempo seu aliado para realizar sonhos

Mais animada do que nunca, Wiliana conta ao Viva Itapeva a sua inspiradora trajetória de sucesso
Mais animada do que nunca, Wiliana conta ao Viva Itapeva a sua inspiradora trajetória de sucesso

O tempo age a favor de Wiliana Cristina. Ela é rápida, atende várias ligações enquanto começamos a conversar, até que pede para sua secretária tomar conta do seu smarthphone. Pergunto como ela se sente diante de tanta pressão e ela responde: “Me sinto ótima”. Nada mal para quem acorda às 5h, prepara o café da manhã para a família, sai para correr na rua e às 9h já está pronta para cuidar das suas ações sociais, das suas empresas – que inclui uma fábrica de camisetas em Santa Catarina – e dos trabalhos na Câmara de Vereadores, onde cumpre seu segundo mandato como vereadora.

Pergunto também o que representa para ela chegar aos 50 anos, completados no último dia 14 de abril, e a resposta mais uma vez encanta. “Sabe que nem me lembro que estou com 50 anos? Me sinto tão motivada para realizar meus projetos, que para mim a idade realmente não importa”, explica.

Entre os projetos da lista de suas maiores paixões estão o “Doando Amor”, coordenado por ela há mais de 10 anos e o mais recente, que incluiu a criação de um centro comercial para a geração de empregos. Ela também cuida com carinho da administração da loja Companhia Tá Barato Confecções, que representa uma das grandes conquistas já obtidas ao lado do esposo, Maurício Cangussú, com que se casou aos 17 anos, em Curitiba (PR), onde moravam.

Ao relembrar de como tudo começou, o tempo parece começar a passar mais devagar. Wiliana se emociona ao contar sobre as dificuldades enfrentadas no início do funcionamento da loja, em Itapeva (SP). “Morei dentro da loja, com meu esposo e meu filho de 9 meses, durante quase um ano, porque não tínhamos como pagar aluguel”, relembra.

Wiliana tinha acabado de chegar de Avaré (SP), onde ela e a família do marido instalaram a primeira loja. Os sócios se separaram e surgiu a oportunidade de abrir a empresa em Itapeva. Segundo ela, apesar de todas as dificuldades, em nenhum momento pensou em desistir. “Na época foi muito difícil, mas hoje vejo que havia um propósito”. Foi com os primeiros funcionários da loja que o casal Wiliana e Maurício se aprofundaram nos conhecimentos do Evangelho. Hoje, os funcionários são pastores e ainda trabalham na loja. A própria Wiliana é hoje diaconisa da Igreja.

“Tive a oportunidade de conhecer a Wiliana através da igreja, onde ela com muito amor recebia as crianças do coral mirim em sua casa todos os sábados. Quantas vezes ela chegava do trabalho e a criançada já estava lá, a esperando. Eu estava entre essas crianças. Passávamos a tarde louvando a Deus com ela. Graças a Deus tive a oportunidade de continuar ao lado dela, que é um exemplo de perseverança e honestidade”, diz Rosemeire dos Reis, funcionária da Companhia Tá Barato há 14 anos. “Tenho o prazer de trabalhar com ela e posso afirmar que acima de patroa, ela é uma grande amiga”, completa.

A funcionária Márcia Moraes também elenca as qualidades de Wiliana. “Ela é uma mulher temente a Deus, firme no seu ministério de mulher virtuosa. Eu a conheço há 16 anos e acima de qualquer coisa, ela é nossa amiga. Sou muito grata por ela ter confiado em mim e ter me concedido essa oportunidade de trabalho”, diz.

 

Wiliana: Sem tempo para o desânimo

Wiliana: Sem tempo para o desânimo

 

Pergunto para Wiliana se ela sempre foi uma mulher corajosa, capaz de enfrentar as adversidades. Ela responde que não se considera corajosa, mas sim alguém com um desejo muito grande de vencer. “Acho que minha necessidade fez minha coragem para que eu tomasse algumas atitudes, que resultaram no que sou hoje”, explica.

Sua fé em Deus, segundo ela, é fator primordial para sua motivação. “A Igreja, sem dúvida, nos ajuda. Eu atribuo 100% das conquistas a Deus, à vida espiritual”, revela. “A fé é a força que leva as pessoas a construírem um mundo melhor.

O centro comercial, por exemplo, está sendo construído dentro dessas bases, com foco na instalação de empresas. Lá, a expectativa é a de que dezenas de pessoas sejam contratadas. “Uma das maiores forças de Itapeva é o comércio, então nós precisamos trabalhar, colocar em prática projetos capazes de fortalecer esse setor”.

 

Itapeva

Wiliana é paranaense, do município de Jundiaí do Sul. Cresceu na capital Curitiba e exerceu um cargo administrativo na Siemens, por 10 anos. Saiu de lá para acompanhar o marido nos planos de trabalhar como comerciante. Quando, em 1997 chegou em Itapeva (SP), imediatamente sentiu a força de trabalho da nova cidade. “Eu acho que Itapeva é uma cidade linda, com muito potencial e muito acolhedora. Uma das gratidões pelo trabalho como vereadora é justamente conhecer melhor o município, suas lutas e suas necessidades”, diz ela, que além dos trabalhos no gabinete, mantém um escritório no Bairro Espigão do Pacova, na área rural.

Adepta ao lema de “quem quer faz”, Wiliana diz que o segredo, além do esforço diário, é confiar na equipe de trabalho. No caso dela, fazem parte do grupo seu marido e também seu filho Lucas, entre outros membros da família. “Quando o amor é o alicerce do trabalho, o tempo é nosso aliado. Quando se trabalha com amor, a vitória é certa”, ensina.