Melhor projeto para melhorar Itapeva receberá R$ 10 mil

Itapeva está entre as 10 cidades escolhidas para participar do projeto
Itapeva está entre as 10 cidades escolhidas para participar do projeto

O estudo “Os movimentos das Cidades”, realizado pela agência Virtù em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), e apoio do Grupo CCR, mostrou que Itapeva apresenta gargalos importantes para a população, como nas áreas da saúde e da educação. Depois de fazer um diagnóstico da cidade, a iniciativa volta ao município para lançar o “Prêmio Os Movimentos das Cidades”, que dará consultoria e mais R$ 10 mil para o vencedor que apontar as melhores soluções para superar os desafios locais.

O “Prêmio Os Movimentos das Cidades” conta com conteúdo multimídia, podcasts, infográficos e vídeos apresentados pelo jornalista Marcelo Tas para mobilizar empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores dos municípios de Tatuí, Sorocaba, Osasco, Barueri, Louveira, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança Paulista.

Segundo o ranking de competividade dos municípios do CLP (2021), Itapeva recuou 55 posições no índice de acesso à saúde, ficando em 112º e 56 posições no acesso à Educação, ocupando o 124° lugar. Também houve queda nos índices de Sustentabilidade Fiscal e em Funcionamento da Máquina Pública; a cidade ocupa o 286º e 272º lugares, respectivamente. No ranking foram avaliados 411 municípios de todo o país.

Esses e outros desafios podem ser temas para o projeto de melhoria local a ser inscrito no prêmio. Poderão participar ONGs, pessoas físicas e startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do CLP.

“Para a CCR, participar desta iniciativa é entender que mobilidade humana também significa levar governança e diálogo de qualidade para melhorar a discussão, a escolha de prioridades e de projetos, a partir das perspectivas locais. É interpretar o papel da infraestrutura em seu escopo de transformação social”, diz Tonico Pereira, diretor de Comunicação do Grupo CCR.

O prêmio irá selecionar uma iniciativa vencedora por cidade. Cada um, receberá seis semanas de mentoria, além da ajuda financeira para serem investidos no desenvolvimento da solução. Haverá, em janeiro de 2022, um evento na sede da CCR em São Paulo para premiar os vencedores, com apresentação de Marcelo Tas. Ao final dos treinamentos, em março, cada iniciativa fará também uma apresentação para uma banca de convidados especiais do CLP e da CCR.

As inscrições podem ser feitas até 31/12/2021.  O regulamento completo está no site  movimentosdascidades.grupoccr.com.br