Cresce número de estabelecimentos comerciais do ramo de alimentos em Itapeva

O empresário Adriano Luiz Sima
O empresário Adriano Luiz Sima

Apesar de período de instabilidade econômica, Itapeva registra aumento de 10% de bares e restaurantes em relação a 2015

A abertura de novos fast-foods, rotisseries, pizzarias, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais com o fornecimento de alimentos está movimentando a economia de Itapeva. Um sinal de que as coisas vão bem no ramo da alimentação é o investimento de empresários na ampliação ou abertura de novas lojas na cidade.

De acordo com dados da Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde do município, Itapeva contém atualmente mil estabelecimentos comerciais atuando no ramo alimentício. Em 2015, neste mesmo período do ano, o registro era de aproximadamente 900 bares e restaurantes em funcionamento, ou seja, em um ano houve aumento de 10% de empresas atuando no segmento da alimentação.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Lair Bianchi de Melo, revela que os empresários do município são solícitos quanto a regularizar as pendências referentes às normas de segurança e higiene. “Estamos sempre fiscalizando esses estabelecimentos e notificamos caso exista alguma irregularidade. Mas vemos uma grande preocupação dosempresários em regularizar seu estabelecimento e trabalhar de acordo com as normas”, diz a coordenadora.

Com aproximadamente um ano de funcionamento, o empresário Adriano Luiz Sima, um dos sócios da Choperia e Restaurante Sr. Kiko, viu o movimento de clientes triplicar e com isso sentiu a necessidade ampliar os serviços e o espaço físico do estabelecimento. Com uma localização privilegiada, na Praça Anchieta, Centro de Itapeva, a choperia abriu as portas apresentando opções democráticas de pratos, que vão desde o tradicional cachorro-quente até pratos à la carte mais elaborados com cortes mais nobres e até salmão.

Adriano garante que, apesar do período de instabilidade econômica, onde o comércio de Itapeva sofreu com a redução do consumo, o movimento para estabelecimento do ramo da alimentação conseguiram se manter firmes no mercado. “No momento onde muitos recuaram, nós vimos a oportunidade de crescer e nos tornar ainda mais competitivos. O movimento já está muito bom, mas a nossa previsão é que melhore ainda mais”, diz, otimista.