Exercícios físicos ganham as ruas de Itapeva

Laurindo Neto (em pé, de camiseta azul) e parte do grupo Papaléguas, que conta com cerca de 80 corredores itapevenses
Laurindo Neto (em pé, de camiseta azul) e parte do grupo Papaléguas, que conta com cerca de 80 corredores itapevenses

De manhãzinha ou no fim da tarde, as ruas de Itapeva têm sido ocupadas por itapevenses que buscam na atividade física um caminho para o bem estar e a saúde. Eles vão sozinhos ou em grupos, com a família ou com amigos. E caminham, correm ou fazem treinamento funcional.
Para o atleta Laurindo Neto, que corre há 22 anos, nada se compara ao prazer de correr ao ar livre. Sozinho ou na companhia do grupo de corrida Papaléguas – que já tem cerca de 80 integrantes – Laurindo percorre diariamente várias avenidas e pistas e recomenda sempre que, antes de iniciar a atividade, as pessoas procurem um médico e um profissional de Educação Física.
O personal trainer Fábio Marcondes Neto, que acompanha grupos de corrida de rua, diz que os exercícios em ruas, praças e avenidas exigem os mesmos cuidados que os praticados na academia. “Hidratação é a principal recomendação. Dependendo do horário é importante usar protetor solar e um boné. Não podemos esquecer também de usar sempre um bom par de tênis”, diz ele.
Entre os locais preferidos dos itapevenses para a prática de esportes estão a Praça de Eventos Zico Campolim e o Parque Linear Mário Covas. Alguns grupos aproveitam também as escadas da praça Pedro Merege, no Jardim Europa, entre outros pontos espalhados pela cidade.
Fábio diz que o acompanhamento do profissional de Educação Física é importante, especialmente para quem procura um treinamento onde seja exigido mais rendimento e resultados mais rápidos. “O personal vai corrigir os movimentos, garantindo o prazer do exercício, sem que haja lesões durante a atividade”, explica.
Para quem ainda não se decidiu se vai contar com a ajuda do profissional, Fábio alerta para a importância do aquecimento, antes de iniciar, e do alongamento, assim que finalizar os exercícios.
Contato:
Fábio Marcondes Neto: Telefone (15) 99641-0386.