Itapeva recebe ações do projeto Escola Transforma

Projeto busca melhorar indicadores da educação municipal
Projeto busca melhorar indicadores da educação municipal

Até esta quinta-feira (15/06), mais 1200 estudantes de cinco escolas municipais localizadas em zonas rurais e urbanas dos municípios de Itapeva, Cândido Mota e Taquarituba terão dias dedicados a inaugurar e vivenciar ações implementadas pelo Projeto Escola Transforma em suas instalações.

O objetivo do projeto é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal.

Em Itapeva as escolas contempladas são Dirce Lara da Silva e José Sebastião Herrera, que ficam na zona rural. Elas oferecem do Ensino Infantil, incluindo creche, ao Fundamental II, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

O Escola Transforma nasceu em 2021 e, e em 2023, dedica sua atenção a escolas públicas situadas em áreas rurais. Patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, e realizado em parceria com o Instituto Cuidare, o projeto direciona suas ações para aquisição de materiais e qualificação de espaços para aprendizagem e para a formação de educadores e voluntários.

Avanços pedagógicos - Com as intervenções do projeto, as escolas paulistas ganham espaços, como salas de leitura com ambientação lúdica e acervo de 400 novos livros, brinquedoteca, hortas suspensas e parques infantis. Uma das escolas, a José Sebastião Herrera, situada na zona rural de Itapeva, recebeu novos espaços em novembro do ano passado e agora recebe ação de voluntários da Nutrien para atividades pedagógicas com o tema sustentabilidade.

Para a diretora Lúcia Maria Prudente Rosa, da EMEI Leonilda de Almeida, a equipe escolar já havia pensado em desenvolver um projeto onde fosse possível envolver as crianças, permitindo que elas tivessem contato direto na construção e no cultivo de uma horta.

“A partir dessa entrega, teremos a oportunidade de trabalhar e despertar em nossas crianças o gosto por uma alimentação mais rica e saudável. Sabemos que as crianças aprendem com o lúdico, experiências e vivências. Estamos muito felizes por ter sido contemplados com esse projeto que até então não conhecíamos e que oferecerá mais espaços e momentos de aprendizagem”, acrescenta.

 

Projeto

Em 2021 e 2022, o projeto beneficiou mais de 11 mil estudantes com implantação de salas de leitura, parques infantis, hortas, reformas de quadras, salas multissensoriais, entre outros espaços implantados ou reformados nas instalações de 31 instituições públicas de ensino. Neste ano de 2023, 40 escolas recebem ações do projeto, beneficiando 6.800 estudantes com as suas intervenções.

Hora de comemorar – Entre os dias 12 e 15 de junho (segunda a quinta-feira) estudantes e professores das instituições beneficiadas pelo Escola Transforma estarão reunidos para realizar atividades pedagógicas e inaugurar oficialmente os novos espaços. Para compor esse dia especial, uma série de ações estão previstas com a presença de voluntários da Nutrien, entre elas a montagem da sala de leitura, o plantio de mudas e sementes nas hortas, contação de histórias, roda de conversa, lanche e outras dinâmicas pedagógicas com a temática da sustentabilidade.