Empresários desenvolvem ações solidárias para ajudar causa animal

A empresária Rafaela Gemignani é uma das que apoia a causa animal
A empresária Rafaela Gemignani é uma das que apoia a causa animal

É grande o número de cães abandonados que circulam pelo centro de Itapeva. Empresários ajudam disponibilizando água, ração e até casinhas para protege-los do frio

Água fresca e ração de qualidade liberados para os cães de rua que circulam pela zona central de Itapeva. A iniciativa é de comerciantes da cidade, que tem o objetivo de minimizar o sofrimento dos animais que vivem nas ruas da cidade. A empresária Rafaela Gemignani, proprietária da Farmácia Drogaby, é uma das que abraça a causa animal e se dispõe a fornecer água e ração diariamente para os bichinhos. “Sempre gostamos de animais, inclusive os funcionários da farmácia. Então, começamos a colocar água, por que é o mais importante, e depois acabei colocando um pouco de ração. Eles gostaram tanto que hoje já virou rotina fazer uma boquinha na farmácia. E eles são muito organizados”, comenta.

Rafaela revela ainda que, além da comida e da água, a farmácia começou a comercializar chaveiros, toalhinhas e outros produtos com intuito de ajudar instituições de proteção aos animais. “Além das vendas desses produtos específicos, nós disponibilizamos cofrinhos que ficam estrategicamente próximos ao caixa. As pessoas que quiserem, podem colaborar com moedinhas ou qualquer quantidade de dinheiro”, diz a empresária. Atualmente, o dinheiro das vendas dos produtos promocionais e o arrecadado nos cofrinhos são destinados à Associação de Amigos Itapevenses Protetores dos Animais (Aaipa), que abriga e cuida de mais de 50 animais, entre cães e gatos.

Outra ação idealizada por Rafaela foi a fabricação e venda de cremes para as mãos e álcool gel. Com a venda dos produtos, a renda foi revertida na compra de casinhas para abrigar animais de rua em pontos estratégicos, como postos de gasolina. “Chegamos a colocar uma casinha no centro da cidade, mas infelizmente, por atos de vandalismo ela foi destruída. Mas não desistimos, distribuímos as casinhas em outros pontos, como os postos de gasolina. A intenção é protegê-los do frio das madrugadas”, afirma.

Rafaela destaca ainda que a ação solidária exige cuidados e muita higiene. “Agora nós já conseguimos saber mais ou menos que horas eles chegam para comer. Então, procuramos sempre deixar água limpa e fresca para eles e evitar que pombas se aproximem atraídas pela ração. Temos que ajudar e ao mesmo tempo manter a higiene em dia”, completa. Ainda de acordo com a empresária, os próprios funcionários se organizam para servir, retirar e higienizar os potes dos bichinhos.

“Sabemos que o que a gente faz é pouco, mas vamos continuar ajudando. O que gostaríamos mesmo é que existisse uma campanha eficiente de castração, para evitar que novos animais procriem e acabem também nas ruas, sofrendo maus-tratos, passando fome, sede e frio. Itapeva possui muitos animais de rua e o que fazemos é apenas uma forma de amenizar o sofrimento deles”, diz a empresária.

Os produtos promocionais de ajuda aos animais estão à venda na Farmácia Drogaby, que fica na Rua Rui Barbosa, 511, no centro de Itapeva. O telefone para mais informações é o (15) 3522.1021.