A arte ponto-a-ponto de Lucélia Machado

IMG_7249

Com linhas de todas as cores e texturas a artesã itapevense Lucélia Machado dá forma a bichinhos, bonecas, tapetes e tudo mais que a imaginação permitir. Ela herdou o talento de sua avó e, desde os sete anos de idade, criou intimidade com as linhas e agulhas de crochê. Hoje Lucélia é expert na técnica japonesa Amigurumi e artesã exclusiva das Linhas Pingouin.

IMG_7297

O trabalho de Lucélia Machado já estampou importantes revistas brasileiras de artesanato. Hoje ela comercializa as peças on-line.

Lucélia mal imaginava que os tapetes que fazia na infância se tornariam uma profissão e lhe renderiam destaques em capas de revistas nacionais de artesanato. “Eu aprendi a fazer tapetes com minha vó e peguei muito gosto pelo crochê. Apesar da minha formação em técnico de enfermagem, a minha paixão pela arte falou mais alto e hoje dedico meu tempo às criações com linhas e aos cuidados para com minha família”, diz.

O crochê passou de hobbie para trabalho remunerado em 2016, quando uma amiga encomendou uma roupinha delicada para um ensaio fotográfico com bebês. “Os acessórios para os ensaios Newborn, com bebês recém-nascidos, são muito pequenos e precisam ter um excelente acabamento. Fiz a roupinha com muito carinho e ficou um resultado lindo. Foi aí que eu conheci a técnica Amigurumi e vi que poderia entrar para o mercado do artesanato. Peguei amor e passei a trabalhar com minha arte”, relembra.

Os bichinhos são os preferidos de Lucélia. Ela consegue reproduzir desde desenhos até animais reais, como cachorros, gatos e passarinhos. “Tenho clientes que querem que eu reproduza os seus bichinhos de estimação. Então eu escolho as linhas mais próximas das cores do animal e também levo em consideração a textura dos pelinhos na hora de escolher o fio”, diz.

IMG_7194

A artista reproduz animais de estimação com a técnica Amigurumi

O capricho e a originalidade do trabalho da itapevense despertou a atenção da empresa Pingouin, uma das maiores fabricantes de fios para artesanato do Brasil. Em 2017 ela passou a apresentar seu trabalho em revistas do segmento e a produzir peças, a pedido da Pingouin, para inspirar outras artesãs. “Acredito que todo artesão sonha em ver seu trabalho ser reconhecido e apreciado. A Pingouin gostou do meu trabalho e isso me abriu portas para revistas de artesanato que são distribuídas no país inteiro”, comenta.

O cuidado de Lucélia vai além do ponto perfeito. Para a confecção das peças ela utiliza linhas 100% algodão e antialérgicas. “Meus produtos são aptos para crianças, tendo em vista que tenho todo o cuidado de utilizar material de qualidade, lavável, e com proteção extra para preservar o enchimento dos bonequinhos. Uso meias de seda para evitar que o enchimento saia e cause alergias”, destaca.

Muito se engana quem pensa que o destino final dos bichinhos é o público infantil. Lucélia ressalta que é entre os adultos que suas criações fazem mais sucesso. “Tenho muitos clientes que querem se presentear. Poucos são encomendas para crianças. Sinto que os adultos liberam a criatividade e a criança que existem nelas quando me encomendam algo”, comenta a artesã.

IMG_7269

Agulhas, linhas e muita criatividade para criar

Um pé na Europa
O sucesso no Brasil atravessou o oceano e chegou à Espanha. Uma revista espanhola de artesanatos teve acesso ao trabalho de Lucélia e manifestou interesse em divulgar a arte da itapevense. “Pra mim seria um orgulho poder compartilhar meu conhecimento com pessoas de outro continente. Essa é a magia de trabalhar com artesanato, ele traz encanto e desperta sentimentos. Espero que dê certo e que em breve eu tenha mais essa revista em minha coleção”, finaliza.

Dividir para crescer
Um dos planos de Lucélia para o futuro é compartilhar suas técnicas em cursos e workshops na região de Itapeva. “Acredito que os trabalhos manuais podem ajudar muitas famílias a amentarem suas rendas. Também é uma excelente terapia. Será um enorme prazer para mim poder transmitir o que aprendi durante todos esses anos para pessoas que precisam de uma nova oportunidade ou que, até mesmo, estejam em busca de um hobbie saudável e prazeroso”, revela. Os cursos terão início em 2019 e as datas serão divulgadas em breve.

As peças criadas por Lucélia são vendidas on-line e enviadas para todo o Brasil. Em sua página nas redes sociais ela divulga as novidades e recebe os pedidos de encomendas. O telefone para encomendas e mais informações é o (15) 9 9627.4389 e a página Art’s Lu, no Facebook e Instagram, pode ser encontrada como @luceliamachad.