Patrícia Campos é exemplo de determinação e competência

A advogada Patrícia Campos assumiu aos 33 anos de idade três das mais importantes secretarias do Governo Municipal de Itapeva

Aos 33 anos, a advogada é a primeira e a mais jovem mulher a assumir o comando de três das mais importantes pastas do Governo Municipal de Itapeva

Não é apenas mais um rostinho bonito. As qualidades que levaram a jovem advogada Patrícia Campos a um dos cargos mais importantes do Paço Municipal vão além da simpatia e beleza. A itapevense de sorriso largo precisou reunir conhecimentos técnicos, anos de dedicação ao serviço público e muita iniciativa para ser a escolha do Prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, para o comando de três Secretarias consideradas “pilares” do poder público do município. Hoje Patrícia está à frende de mais de 200 funcionários que atuam nas Secretarias de Finanças, Administração e Recursos Humanos e Coordenação e Planejamento.

A trajetória promissora Patrícia Campos é a responsável pelas Secretarias Municipais de Finanças, Administração e Recursos Humanos e Coordenação e Planejamentode Patrícia começou em 2004, enquanto cursava a faculdade de direito e quando foi aprovada em um concurso público da Prefeitura de Itapeva para o cargo de Auxiliar de Biblioteca. Em 2005, quando finalizou o bacharelado, Patrícia resolveu que era hora de buscar outras possibilidades ainda dentro do Poder Público. “Com meu diploma em mãos, resolvi declarar meu interesse em trabalhar em alguma outra função relacionada à minha formação. A coragem valeu à pena e fui aceita para assumir um cargo no Departamento Jurídico da Prefeitura, local onde eu sabia que iria aprender mais e poder contribuir com o trabalho que já amava fazer”, explica Patrícia.

Sem saber o volume de trabalho que o novo cargo iria demandar, Patrícia ajudou a iniciar uma reestruturação jurídico-administrativa na Prefeitura. “Lembro que não haviam muitos documentos e a organização era bem deficiente. Foi preciso normatizar muitos procedimentos internos e até mesmo começar muitas coisas do zero. Eu não imaginava que seria tão difícil, mas me dediquei muito ao serviço que me foi confiado e fiz questão de aprender sobre todo funcionamento da máquina pública. Foi um trabalho que mudou a cara da Prefeitura”, revela.

Em meio a pilhas e pilhas de processos jurídicos, Patrícia descobriu uma paixão pelo serviço público. A paixão virou vocação e a advogada permaneceu por doze anos entre os cargos de Assessor Técnico de Departamento e Assessor Técnico Legislativo, resistindo inclusive a trocas de governos. “Meu cargo era de livre nomeação, mas sempre fui muito profissional e jamais vi o cargo de forma política. Minha vontade sempre foi a de desempenhar o melhor trabalho possível e com ele fazer a diferença na Prefeitura”, comenta.

Em dezembro de 2016, após as eleições que consagraram Luiz Cavani como prefeito de Itapeva pelo terceiro mandato, Patrícia foi novamente desafiada pelo trabalho, desta vez, para assumir uma responsabilidade ainda maior, coordenar o orçamento municipal de R$ 250 milhões. “Confesso que relutei para assumir esse compromisso. Eu não vislumbrava essa ascensão na carreira, mas fiquei honrada de ter tido meu trabalho e meu empenho de anos reconhecidos por um líder como o Prefeito Luiz Cavani. Não assumi esse cargo por dinheiro ou por status, mas sim, por que sei que tenho capacidade técnica para assumir essa responsabilidade”, explica a mais jovem secretária de governo.

Patrícia ressalta que sua postura à frente das pastas assumidas é essencialmente técnica, e não política. “Não sou uma pessoa política. Esse não é o meu perfil e nem quero que meu trabalho seja um trabalho político. Um dos motivos que me levaram a aceitar esse compromisso foi a confiança que foi depositada em mim e no meu trabalho. E vou continuar trabalhando com a mesma dedicação que sempre trabalhei, de forma técnica”, diz. “Sempre trabalhei e nunca tive medo de crescer. E eu acredito que qualquer pessoa que queira e que realmente se dedique, pode chegar longe, onde ela quiser”, complementa.DSC_0192

A jovem fala que precisou driblar o preconceito relacionado à sua idade e à sua beleza. “Muitas pessoas que não conheciam meu trabalho ficaram surpresos com minha nomeação. Não imaginavam que uma mulher da minha idade seria escolhida para cargos que sempre foram de homens. Mas minha trajetória mostra que idade não define competência. Hoje já não sinto mais os olhares de dúvida que percebi nos primeiros dias de mandato”, brinca.

Segundo Patrícia, “o futuro a Deus pertence” é na fé que
a secretária municipal confia o rumo de sua carreira. “Como eu não esperava estar hoje no cargo que estou, também não consigo projetar como estarei daqui alguns anos. Sempre acreditei no trabalho e na espera em Deus. Nada acontece sem merecimento. Só sei que quero continuar evoluindo, como profissional e como ser humano. Tenho certeza que essa será uma experiência transformadora em minha vida”, enfatiza.

A advogada avalia que existem muitos profissionais talentosos pouco motivados e que os líderes devem rever sua postura e estimular que os servidores municipais desenvolvam a ambição e o desejo de crescer. “Tomar iniciativa faz parte da minha natureza, mas percebo que o mercado de trabalho está tomado por pessoas, muitas vezes talentosas e competentes, que são mal estimuladas por seus líderes. Penso que falta de ambição é falta de motivação. Se todos trabalhassem com esse ideal de fazer o melhor por prazer de trabalhar e de crescer, todos os serviços seriam desempenhados com muito mais excelência. Essa é minha proposta na Prefeitura, ser uma motivadora”, revela Patrícia.

Apesar da rotina diária que varia entre dez horas a doze horas de trabalho, Patrícia faz questão de manter velhos e bons hábitos, como fazer atividades físicas diariamente e cuidar da beleza. “Hoje tenho que administrar melhor meu tempo, mas não abro mão da minha saúde, até porque precisamos estar bem para produzir mais e melhor. Penso que cuidando da minha saúde física e espiritual, seguindo uma rotina alimentar e de treinos regulares, me deixam mais disposta e mais preparada para enfrentar os desafios no trabalho”, destaca.

“Vejo que as mulheres assumiram um lugar ao sol que não será mais roubado. Conseguimos provar que a igualdade está no trabalho e nossa força se mede pela competência. Estou muito orgulhosa de poder representar as mulheres de Itapeva no Executivo e contribuir com meu trabalho para que nossa cidade melhore a cada dia”, finaliza.