Lições de um jovem empreendedor

Pulo do Gato - O empresário Andreus Calodiano_1024x681

Andreus Calodiano, o jovem funcionário de uma loja de informática não imaginava, há pouco mais de 10 anos, que seria hoje o dono de uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do ramo na cidade de Itapeva. Ele fez desse trabalho seu meio de ganhar a vida e, contanto com o apoio irrestrito da esposa Daniele, dedicou toda a sua atenção e seu esforço para estruturar a Vip Informática, que no ano passado passou a se chamar Guion. Guiado pelo desejo de vencer, Andreus muito mais acertou do que errou e atribui seu sucesso ao trabalho da equipe, que começou com um funcionário e hoje conta com 17 pessoas. Alguns “colaboradores”, como prefere dizer o empresário, trabalham há cerca de oito anos na loja.

Viva - Como você se preparou para empreender?

Andreus - Na verdade eu não me preparei, não planejei meu negócio como deveria. Aos 11 anos eu já trabalhava. Antes de abrir minha própria empresa, aos 18 anos, eu fazia o serviço informalmente já na área de informática, mas não tinha muito conhecimento na área de gestão. Na verdade a oportunidade apareceu e eu enfrentei como um desafio vislumbrando um futuro promissor.

Viva - Houve dificuldades nesse período?

Andreus - Sim. A primeira empresa ficava em uma pequena sala em um prédio, então para fazer com que ela fosse conhecida, eu ficava ligando o dia todo para os possíveis clientes, oferecendo serviços e alguns materiais de escritório, como papel sulfite ou bobinas para impressora. Depois de um ano é que pudemos mudar para um pequeno ponto, onde ficamos por dois anos até conseguir abrir a loja na área central da cidade.

Viva - Você expandiu sua empresa. Diversificar a oferta de produtos é uma boa estratégia?

Andreus - Sim, no final de 2014 expandimos a área de venda da loja anterior de 120 metros quadrados para 345 metros quadrados e hoje já estamos colhendo resultados muito positivos desta mudança. Nosso ticket médio tem aumentado e ainda estamos ajustando alguns processos, mas acreditamos que em breve dobraremos nosso faturamento.

Viva - Com relação aos seus colaboradores, como formar uma boa equipe de trabalho?

Andreus - No início da empresa nós tivemos muitos problemas com a relação interpessoal dos nossos colaboradores. Entãobusquei ajuda, participei de muitos treinamentos nessa área e consegui implantar um manual de boas condutas. Temos um lema interno na loja, que é colaboração, prestatividade  e humildade. Quem não respeita, não permanece e felizmente temos colaboradores há anos conosco. Além disso, o empresário precisa sempre dar o exemplo, entender que é o líder da equipe, oferecer um ambiente de trabalho saudável, possibilidade de aprendizado e estar atento às sugestões ou reclamações dos seus colaboradores.

Viva - O que você enumeraria como ações e decisões que deram certo para você e outras que não deram tão certo assim?

Andreus - Como decisão certa foi ter buscado sempre uma consultoria em momentos duvidosos. Além disso, ter muito cuidado e atenção na hora de escolher pessoas boas para a equipe e criar procedimentos para rotina da empresa. Dentro das decisões erradas está o fato de não ter planejado minha empresa desde o início. Além disso, em alguns momentos demorei para demitir pessoas que não estavam correspondendo às necessidades da empresa e até atrapalhando o bom andamento dos negócios.

Viva - Qual é a melhor coisa de ter o próprio negócio?

Andreus - É a gratificante ver algo que era apenas uma ideia saindo do papel e se tornando realidade. Além disso, é muito bom poder ajudar os colaboradores a realizar seus sonhos, alcançando seus objetivos e nesta troca a empresa vem crescendo cada dia mais.

Viva - Quais são seus planos para o futuro da empresa?

Andreus - Hoje oferecemos os serviços e produtos de informática e trabalhamos com material de papelaria. Agora estamos estudando a viabilidade de trabalhar com e-comerce e vamos expandir a linha de móveis para escritório. Além disso, continuo fazendo cursos, buscando aprender mais. Esse é o combustível do empresário.