Satisfação se põe à mesa

Pulo do Gato - Emerson Zanatta

O prazer de servir bem levou o jovem Emerson Zanatta a investir conhecimento e dedicação para gerenciar dois dos principais restaurantes de Itapeva

Aos 15 anos de idade, o jovem Emerson Zanatta já sabia o que o ramo dos bares e restaurantes era o seu destino. Trabalhando nos fins de semana na churrascaria de um amigo do seu pai na cidade de Amparo (SP), ele já podia sentir a satisfação que o trabalho lhe proporcionava, por meio da resposta dos próprios clientes. Algum tempo depois, o seu pai abriu uma churrascaria em Itapeva, onde Emerson trabalhou por cinco anos. Para conhecer mais sobre o segmento, ele também trabalhou em restaurantes na capital paulista e na Espanha, onde buscou também mais recursos para investimentos na empresa. Quando o desejo de abrir seu próprio restaurante se tornou latente, em fevereiro de 2013, o Bar São Paulo foi adquirido e, na sequência, o Jetim Mineiro foi instalado. Hoje os dois estabelecimentos estão no topo da lista dos mais frequentadosna cidade.

Viva Itapeva - O que te motivou a deixar os negócios da família a abrir seu próprio restaurante?

Emerson - A liberdade de escolhas. Com meu próprio negócio, se eu errar, o único prejudicado serei eu. Trabalhar em família é complicado, porque nem sempre se chega a um acordo sobre qual caminho seguir.

Viva Itapeva - Você hoje tem o Bar São Paulo e o Jeitim Mineiro, dois dos principais restaurantes da cidade e da região. Quais são os desafios de se empreender em Itapeva, nesse segmento?

Emerson - Com certeza é a mão de obra qualificada. Não háescolas que ofereçam cursos e treinamentos para esse setor.

Viva Itapeva - Apesar disso, os seus dois restaurantes estão sempre lotados. Qual é o segredo?

Emerson - Acordo cedo para trabalhar, presto sempre atenção no que os clientes têm a dizer sobre os restaurantes. O cliente se sente querido, e esse é um dos nossos diferenciais. Além disso, é preciso que haja motivação na equipe. Despertar a satisfação dos funcionários por servir bem o cliente é uns dos principais motivos do negócio ir bem ou não. E é claro que eu também preciso estar motivado, porque a minha equipe tem de ver em mim um exemplo a seguir. Sem dedicação, as chances do negócio dar certo não são muito grandes.

Viva Itapeva - Como você se preparou para gerenciar os restaurantes?

Emerson - Na verdade antes de ter o Bar São Paulo eu não tinha feito nenhum curso, o que me levou a ter meu próprio negócio foi mesmo minha vontade de vencer, de empreender. Sempre quis meu próprio negócio. Mas eu acabei apanhando muito e investindo errado por não ter uma consultoria desde o início.

Viva Itapeva - Você ainda faz cursos, busca mais conhecimento

Emerson - Sim, claro. Neste sentido, os cursos do Sebrae-SP me ajudam bastante. Já participei de cursos na área financeira, do curso Na Medida, que traz informações sobre gestão de pessoas e equipes, marketing e também do Empretec.

Viva Itapeva - Que dicas você daria para quem quer começar ou está começando como empreendedor?

Emerson - Não tenha medo de arriscar, quanto maior o risco que você decide correr, maior pode ser seu sucesso.

EU RECOMENDO

“Ouça sempre o seu cliente, converse com ele. Isso confere muita credibilidade ao negócio. Mas cuidado com as exceções. Os clientes devem ser atendidos dentro de um padrão, porque se não for assim, o empresário terá problemas. A motivação da sua equipe também é um dos principais motivos de um negócio ir bem ou não”.

Emerson Zanatta, dono do Bar São Paulo e do restaurante Jetim Mineiro