Flores saúdam a Primavera no Jd Califórnia, em Itapeva-SP

Deise Ligabó em meio aos resedás e lantanas plantados nas calçadas do Jardim Califórnia
Deise Ligabó em meio aos resedás e lantanas plantados nas calçadas do Jardim Califórnia

Já estão apontando as primeiras folhas e flores plantadas por um grupo de moradores do Jardim Califórnia, em Itapeva (SP). Um quarteirão inteiro coberto por resedás e lantanas saúda a Primavera, estação mais florida do ano, e que se inicia no dia 22 de setembro, próxima terça-feira.

As plantas ganharam vida por meio do Projeto Resedá, desenvolvido na cidade por Deise Ligabó, desde que ela chegou, em 2003. “Nós adoramos a cidade e o povo hospitaleiro. E o meu olhar está sempre buscando e admirando o verde”, diz ela.

Apaixonada por fotografia, Deise observou a falta de árvores, especialmente nas calçadas, e se reuniu com os vizinhos para buscar uma alternativa. “Tivemos a ideia de plantar uma pequena arvoreta muito indicada para calçadas. Suas raízes não estouram o piso e, devido sua pequena estatura, não causam problemas com a rede elétrica”, conta.

A árvore sugerida foi o Resedá e para a surpresa de Deise, a recepção de todos os vizinhos foi maravilhosa. “Todos aderiram com muito entusiasmo ao projeto”, conta ela, que foi no Ceagesp de Sorocaba buscar as mudas para os vizinhos.

Plantas por toda a casa garantem clima agradável e aconchegante

Plantas por toda a casa garantem clima agradável e aconchegante

Além da beleza proporcionada pelas flores e pelo verde, um dos benefícios do Projeto Resedá foi semear sementes de consciência ambiental. “Meu propósito é plantar uma sementinha do bem na cabeça das pessoas e que o amor pela natureza se multiplique, trazendo assim mais verde, mais pássaros, mais borboletas e principalmente mais abelhas, que, tristemente, estão desaparecendo”, diz Deise.

“Agradeço ao meu marido, meu parceiro no Projeto, aos meus vizinhos que prontamente aderiram, e aos muitos amigos que compartilharam a ideia e também estão espalhando as flores e o verde”, diz ela.

Os apaixonados pela natureza podem entrar em contato ou segui-la no instagram: @deiseligabo.

 

Deise apresenta suas delicadas rosas de sol

Deise apresenta suas delicadas rosas de sol