Juliana Carneiro: das vendas informais à Semana de Moda de Paris

A empresária e designer Juliana Carneiro comemora sua estreia no principal evento de moda do mundo
A empresária e designer Juliana Carneiro comemora sua estreia no principal evento de moda do mundo

Os acessórios de Juliana Carneiro, nascida em Minas Gerais e residente em Itapeva (SP) há 14 anos, fizeram muito sucesso na Fashion Week de Paris, no início deste mês. Modelos de todo o mundo desfilaram usando os brincos, colares e pulseiras da marca, criada de forma quase despretensiosa, mas que vem alçando voos altos no caminho do sucesso.

Mineira de fala mansa e sorriso aberto, Juliana Carneiro sonha e faz. Empreendedora desde muito cedo – ela começou vendendo brigadeiros na rua e no colégio, aos 12 anos – hoje ela colhe os frutos de uma bela história de trabalho, dedicação e amor. Os acessórios produzidos por suas mãos fizeram parte da Semana de Moda de Paris, entre os dias 27 de fevereiro e 05 de março deste ano. Suas peças estavam mais lindas do que nunca, com muitas cores, materiais naturais e brilho.

Modelo usando a marca Juliana Carneiro

Modelo usando a marca Juliana Carneiro

Se ela está feliz? Muito. E há 24 anos já. Juliana tem uma energia de felicidade capaz de criar o impossível. Foi essa energia que a fez produzir as primeiras peças para, com o lucro, pagar a faculdade de Pedagogia que ela fazia em Mariana (MG).

O investimento inicial foi de R$70,00. “Montei os acessórios e vendi tudo no mesmo dia, dentro da van. Não deu tempo de chegar até a faculdade”, relembra, rindo. Com isso ela foi aumentando a produção e cada vez vendendo mais. Para professoras, coordenadoras, amigas.

O sucesso foi imediato. Vislumbrando já um futuro de sucesso, ela reuniu R$ 1 mil e montou sua loja. Emprestou armário e mesa da avó e alugou a casa onde o Aleijadinho morou. “A casa era muito visitada e as minhas peças eram vistas por bastante gente”. Os negócios iam tão bem que sua mãe deixou o emprego para ajudá-la na loja.

Juliana se formou na faculdade em 2008. Porém, em 2009, para acompanhar o marido, ela mudou-se para Itapeva, cidade no Sudoeste Paulista, onde ninguém ainda conhecia seu trabalho.

Mais um recomeço e mais uma certeza de que o sucesso viria com seu esforço e talento. Ao mesmo tempo em que ganhava o mercado local, Juliana despontava em meio a celebridades como Viviane Araújo, Xuxa, Lexa, Isabel Filardes, Thaila Ayala, Ana Paula Tabalipa, Paula Toller e Larissa Manoela, entre muitas outras.

Peças produzidas no Brasil foram apresentadas na Fashion Week francesa

Peças produzidas no Brasil foram apresentadas na Fashion Week francesa

Quem vê essa ascensão não imagina o trabalho duro que existiu – e existe – nos bastidores. Ganhar o reconhecimento e a valorização das pessoas exige persistência. Além disso, a dificuldade para encontrar os materiais que se encaixam com as ideias para a criação das peças sempre foi um obstáculo.

Porém, obstáculos nunca detiveram Juliana. Eles são vistos por ela como desafios a serem transpostos. Inclusive os desafios como mãe (ela e o marido Jô são pais da pequena Lara, de 4 anos e do Lucas, que está no céu), esposa, filha, amiga. Tudo é visto como oportunidade. “Gosto de trabalhar para que as pessoas se sintam melhores, mais felizes. E isso faz com que eu me sinta bem, feliz”, diz.

Agora que a marca chegou a um dos maiores expoentes da moda em todo o mundo, ela terá motivos ainda maiores para comemorar. E a produção, que hoje é de cerca de 500 peças ao mês, tende a aumentar.

“É uma honra ter minha marca presente e divulgada internacionalmente durante a mais importante semana de modas do mundo. Foi muito importante e desafiador, é uma grande oportunidade, reconhecimento e crescimento da marca Juliana Carneiro”, afirma.

 

Peças de Juliana Carneiro fazem sucesso na Europa

Peças de Juliana Carneiro fazem sucesso na Europa